20/06/2021 às 10:14

Dança, funcional e ginástica no Parque do Sudoeste

Iniciativa da administração regional, programa “Vida em Movimento” oferece atividade física gratuita à comunidade. Há aulas todos os dias da semana

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

A comunidade do Sudoeste e arredores tem uma nova opção de lazer ao ar livre. O projeto Vida em Movimento promove aulas de diversas atividades físicas, como ginástica, funcional e dança, de maneira gratuita no Parque Bosque. A iniciativa ocorre todos os dias, inclusive aos fins de semana, e é oferecida pela Administração Regional do Sudoeste/Octogonal e por academias da região.

“É uma boa solução para as pessoas. Você se mantém em forma e não precisa gastar? Isso é ótimo”, afirma Dorli de 80 anos, aluna de funcional | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

A proposta nasceu de uma vivência particular e que se uniu ao ambiente propiciado no parque, como explica a administradora regional do Sudoeste/Octogonal, Tereza Lamb.

“Sou professora de educação física e os exercícios têm um resultado muito positivo na vida das pessoas. O corpo em movimento deixa a mente sã. Então, criamos esse projeto que já está recebendo muitos elogios da população”, ressalta.

Com 80 anos de idade, a aposentada Dorli Pinto Moraes mostra muita energia e disposição durante a aula de funcional, ministrada nas manhãs de quarta-feira no anfiteatro do Parque Bosque.

Ela conta que ficou sabendo do Vida em Movimento por ser frequentadora do local e elogiou o projeto. “É uma boa solução para as pessoas. Você se mantém em forma e não precisa gastar? Isso é ótimo”, afirma.

Além dos benefícios físicos das atividades, outro benefício das aulas ao ar livre promovidas pelo projeto é melhorar a saúde mental das pessoas, como apontado pela gestora ambiental Laura Ribeiro, 47, também aluna das aulas de funcional.

“O pessoal da terceira idade precisa dessa atividade, principalmente por causa da pandemia, muitas dessas pessoas até ficaram depressivas por terem ficado tanto tempo em casa. Estamos divulgando bastante pra não deixar o projeto morrer”, destaca.

Quem ministra as aulas também está satisfeito e empolgado com o projeto. Tatiana Assem Haidar, 39, é instrutora de dança charme, também conhecida como dança do passinho, e torce para que o Vida em Movimento chegue a outras regiões administrativas.

“Eu acho um projeto maravilhoso e queria vê-lo em outros parques do DF, porque é muito bom. Se você cuida do seu corpo, você cuida da sua mente, e isso reverbera em todo o seu cotidiano”, finaliza.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De segunda à sexta, as aulas acontecem em dois horários – um pela manhã e outro no fim de tarde, e são oferecidas pela Administração Regional do Sudoeste/Octogonal. Aos fins de semana, as atividades ocorrem pela manhã e são promovidas por academias da região.

Confira abaixo a programação completa do Vida em Movimento:

Segunda-feira
8h30 – dança charme
17h – funcional

Terça-feira
8h30 – ginástica
17h – dança charme

Quarta-feira
8h30 – funcional
17h – ginástica

Quinta-feira
8h30 – ginástica
17h – dança charme

Sexta-feira
8h30 – dança charme
17h – funcional

Sábado e domingo
9h às 12h – atividades diversas promovidas pelas academias