21/06/2021 às 16:51

DER promove ação de fiscalização e educação

Blitz abordou 53 motoristas no dia em que a Lei Seca completou 13 anos

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Os agentes de trânsito rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) realizaram, entre as 16h e 18h do último sábado (19), uma blitz fiscalizatória e educativa na Estrada Parque das Nações (DF-004). A ação ocorreu em comemoração aos 13 anos da chamada Lei Seca (Lei 11.705/2008).

Todos os motoristas parados na blitz educativa foram convidados a realizar o teste do bafômetro | Foto: Divulgação/DER-DF

A equipe, composta por 12 agentes da área de fiscalização e de educação, atuou com foco na mistura álcool e direção. Durante a operação, foram efetuadas 53 abordagens, durante as quais os motoristas receberam orientação sobre os riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir.

Todos os motoristas parados na blitz foram convidados a fazer o teste do etilômetro (bafômetro). Ao todo, foram realizados 62 testes, incluindo os motoristas substitutos. Nove condutores se recusaram a fazer o teste, um motorista foi autuado por alcoolemia, um por não ter habilitação e outro por falta de licenciamento, tendo seu veículo sido removido ao depósito.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além da fiscalização, os agentes também orientaram os motoristas, entregando kits educativos a cada um deles. Para a diretora de Educação de Trânsito do DER-DF, Jucianne Nogueira, responsável pela ação, a blitz conjunta – com a fiscalização e campanhas educativas – enriquece a conscientização dos motoristas.

“É comum ouvirmos motoristas dizerem que os órgãos de trânsito só querem multar, mas não é verdade. Prezamos pela educação antes da punição, e, quando unimos as duas áreas em uma ação, só isso fica bem claro para a população: que nosso objetivo é educar, não punir”, declarou a diretora.

Nos próximos dias, alunos de autoescolas receberão instrução dos agentes de trânsito do DER-DF, com kits educativos.

*Com informações do DER-DF