23/06/2021 às 17:55, atualizado em 23/06/2021 às 17:58

Manobras radicais e seguras no Setor Norte do Gama

Governo publica aviso sobre reforma de antiga pista de skate; comunidade comemora as obras, que, após a licitação, poderão começar

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Proprietário de uma loja de artigos para skate na Quadra 01 do Setor Norte do Gama, Wellington Souza – conhecido como Punk –, 41 anos, viu a prática do esporte radical crescer junto ao seu empreendimento. Há dez anos na área, ele e toda a comunidade local, que curte a modalidade, comemoram o anúncio da reforma da pista de manobras, localizada na Área Especial, Quadra 2 do Setor Norte. O aviso de licitação das obras foi publicado na semana passada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), e o valor estimado do investimento é de cerca de R$ 530 mil.

Frequentada por skatistas do Gama e de outros locais, pista ganhará reforma em breve | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

[Olho texto=”“Com o objetivo de melhorar a prática de esporte em todo o DF, o governador Ibaneis Rocha tem atendido o pedido da população para essas demandas na área de lazer” ” assinatura=”Joseane Feitosa, administradora do Gama” esquerda_direita_centro=”direita”]

Situado bem na entrada da cidade, o espaço concentra dezenas de skatistas. “Vem uma galera grande de fora também”, comenta Punk, que frequenta a pista de manobras há mais de 20 anos. “Quando dá 18h, o lugar já começa a encher. É um ponto de encontro. [A reforma] era um pedido antigo da turma, porque a pista está bem detonada”.

André Luiz Araújo Jr., o Juninho, 21 anos, é uma fera da prancha sob quatro rodas. Vê com entusiasmo a iniciativa do GDF de dar nova vida ao point da galera do skate. “O pessoal já está articulando há um tempo para que essa reforma saia do papel”, conta. “Está tudo mundo animado. Não conheço o projeto, mas, além da reforma, foi pedida a ampliação da pista, com novos obstáculos para manobra”.

Lazer e esporte

A administradora do Gama, Joseane Feitosa, faz coro aos skatistas. “É uma obra importante que o pessoal do skate vinha nos solicitando; o projeto é nosso, e a Novacap, agora, vai licitar”, afirma. “Com o objetivo de melhorar a prática de esporte em todo o DF, o governador Ibaneis Rocha tem atendido o pedido da população para essas demandas na área de lazer”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo Joseane, a parte mais difícil do projeto já foi vencida, que é a da captação de recursos. Agora é só dar tempo ao tempo:  neste ano mesmo, a comunidade gamense vai poder contar com uma nova pista. “Com a licitação lançada, é só aguardar a empresa ganhar e assinar o contrato para as obras começarem ainda este ano”, diz a administradora.

“Essa pista vai levar alegria e entretenimento às pessoas que praticam o esporte. Ainda mais neste momento de pandemia, quando a prática de atividades ao ar livre se faz cada vez mais necessária”, destaca o presidente da Novacap, Fernando Leite.