24/06/2021 às 16:41, atualizado em 24/06/2021 às 16:46

Eventos voltados para a proteção da mulher na Estrutural

Programação da Área de Segurança Prioritária (ASP), evento da SSP, terá palestras, atendimentos e oficinas nos próximos três meses na cidade

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

O projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), lançado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), elaborou uma programação específica para o público feminino, na Cidade Estrutural, para os próximos três meses. Serão palestras, atendimentos, orientações e oficinas voltadas para as mulheres. “Lançamos um painel interativo para o acompanhamento dos feminicídios ocorridos no Distrito Federal desde a implementação da Lei do Feminicídio, em 2015. A proteção da mulher é prioridade para a Segurança Pública e para o Governo do Distrito Federal. Durante a realização da ASP, na Estrutural, é necessário promover ações específicas para esse público e assim vamos fazer”, ressalta o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

Foto: Divulgação/SSP-DF

Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam I) darão orientações para a população sobre a Lei Maria da Penha, até este sábado (26), e novamente nos dias 10 e 24 de julho | Foto: Divulgação/SSP-DF

A programação da ASP voltada para a população local foi dividida em três blocos, pois a duração média do projeto na região será de três meses. No primeiro bloco serão oferecidos diversos serviços, como emissão de carteiras de identidade e de trabalho, cursos profissionalizantes, atendimentos jurídico e psicossocial e atendimento com foco nas mulheres, entre outros. O objetivo é suprir demandas da comunidade relacionadas aos órgãos governamentais.

O segundo eixo de ações será voltado aos projetos sociais e terá foco na juventude, que poderá participar de oficinas artísticas, esportivas, culturais e formativas. No terceiro e último bloco, a atuação da Segurança Pública será priorizada em espaços públicos, por meio da intervenção do grafite e atividades comunitárias, como cursos e plantio de horta, explica a coordenadora de Políticas Sociais da SSP/DF, Marina Fernandes.

[Olho texto=”Equipe do programa de Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar (Provid), da Polícia Militar do Distrito Federal, participa da ação, até este sábado (26), com orientações ao público” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A programação inclui ações de prevenção social e enfrentamento à violência doméstica e familiar voltadas para meninas e mulheres, a fim de possibilitar o reconhecimento dos diversos tipos de violência praticados, bem como levar o conhecimento quanto às ações e caminhos possíveis para a superação dos abusos sofridos”, explica a coordenadora de Suporte Operacional da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade, Rosineide Sá. “A violência que ocorre no núcleo familiar é complexa e multifatorial e para superá-la é necessário disseminar informações qualificadas e garantir o apoio às mulheres e meninas para se sintam acolhidas pelos órgãos de proteção”, diz.

Nesta quinta-feira (24), por exemplo, foi realizada a palestra Valorização da Mulher e a Arte de Viver Feliz, ministrada pela policial civil, psicanalista e diretora de Prevenção Social das Mulheres da Subsecretaria de Prevenção a Criminalidade (Suprec), da SSP/DF, Deise Lucy. Durante a palestra, na Igreja Católica Nossa Senhora do Encontro com Deus, foram abordados temas como felicidade, dignidade e fortalecimento da autoestima, atitudes que fortalecem o respeito, família, origem dos relacionamentos saudáveis e enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Na sequência da palestra, foi realizada uma oficina de pintura com as participantes. “As duas atividades abordaram que a felicidade é um caminho a ser percorrido com a vivência do respeito, da dignidade e do fortalecimento da autoestima. E que mulheres que se valorizam não se submetem e nem aceitam a violência doméstica contra elas”, explicou Deise.

Deam Móvel

Policiais lotados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam I) orientarão até este sábado (26), e novamente nos dias 10 e 24 de julho, a população sobre a Lei Maria da Penha. “A ação tem como objetivo conscientizar mulheres vítimas de violência, bem como da população em geral, em relação à importância do registro policial. Serão distribuídas cartilhas com informações sobre a lei e  sobre medidas protetivas. E, ainda, em relação ao registro da Maria da Penha On-line”, informou a titular da Deam I, delegada Carolina Litran.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com a delegada, não será possível registrar ocorrências na Deam Móvel, que ficará no estacionamento da Praça da Juventude, devido às medidas sanitárias em decorrência da covid-19. “Estaremos junto à população fazendo orientações, mas nos casos que demandem o registro de ocorrência, vamos pedir para elas procurarem a 8ª Delegacia de Polícia, que funciona na cidade, ou a Delegacia Eletrônica, da PCDF”, completa a delegada.

Equipe do programa de Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar (Provid), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), também estará, até o próximo sábado (26), dando orientações ao público. E a Secretaria da Mulher promoverá rodas de conversa, nos dias 26 de junho e 14 de julho, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Estrutural. O tema será a promoção dos direitos e saúde da mulher.

*Com informações da SSP/DF