24/06/2021 às 13:21, atualizado em 25/06/2021 às 13:13

Novos meios-fios na Avenida Elmo Serejo, em Taguatinga

Obra é realizada ao longo da via com a substituição de boa parte das guias. Em 15 dias, equipes também recolheram 262 toneladas de entulho

Por GIZELLA RODRIGUES, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Uma das principais avenidas do Distrito Federal, que passa por três das mais populosas regiões administrativas, a Elmo Serejo, está ganhando novos meios-fios e mais segurança para quem utiliza o trajeto. O GDF Presente, a Administração Regional de Ceilândia e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) começaram a alinhar, nivelar e substituir boa parte das guias ao longo da via, que liga Taguatinga ao Sol Nascente/Pôr do Sol, passando por Ceilândia.

Foto: Divulgação/GDF Presente

As guias estão sendo trocadas em toda a extensão da Elmo Serejo, dentro do território de Ceilândia. O trabalho está sendo feito na altura do Setor P Sul e, depois, segue para outros pontos da via | Foto: Divulgação/GDF Presente

A avenida, com total de sete quilômetros, começa depois do centro de Taguatinga, passa ao lado das quadras QNL e por toda a Ceilândia até chegar ao Sol Nascente/Pôr do Sol. No local, transitam aproximadamente 18 mil veículos diariamente, de acordo com o Departamento de Trânsito do DF (Detran).

Danificadas por acidentes de trânsito ou por obras, as guias estão sendo trocadas em toda a extensão da Elmo Serejo, dentro do território de Ceilândia. O trabalho está sendo feito na altura do Setor P Sul e, depois, segue para outros pontos da via. “Tem muito meio-fio para ser recuperado ao longo de toda a avenida”, afirma o coordenador do Polo Oeste II do programa, Elton Walcacer.

Segurança

Elton ressalta que os meios-fios dão mais segurança a pedestres e veículos, pois delimitam a pista das calçadas e do canteiro central. “Eles também permitem um melhor escoamento da água das chuvas, pois ‘canalizam’ a água até a boca de lobo, protegem a borda da pista, evitando erosão, e deixam a cidade mais bonita”, diz. Novos meios-fios também estão sendo colocados na Via O1, no Setor O.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes, destaca a importância da avenida para a cidade. “A avenida Elmo Serejo é uma das mais importantes para nossa população. A revitalização desta via aumenta o conforto dos motoristas e garante segurança aos pedestres. Revitalizar a Elmo Serejo é valorizar o comércio, valorizar os motoristas e valorizar a cidade. A obra está devolvendo a dignidade das pessoas que necessitam dessa via”, disse. Ele destacou que, com a inversão da BR 070 nos horários de pico, a Elmo Serejo é ainda uma opção para o contra fluxo. “Uma pista necessária para todos”, acrescentou.

Em uma temporada de 15 dias em Ceilândia, o GDF Presente acumula números grandiosos. Apenas na primeira semana de ações, 262 toneladas de entulhos foram retiradas das ruas e levados para a Unidade de Recolhimento de Entulho (URE) na Estrutural. Além disso, 26 toneladas de massa asfáltica foram aplicadas em operações tapa-buracos e 3 km de estradas vicinais foram recuperadas no Incra 9, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão.