28/06/2021 às 17:21, atualizado em 28/06/2021 às 17:24

‘Junho Verde’ encerra com debate sobre tecnologias

Instituto Brasília Ambiental promoveu série de palestras durante o mês, ampliando o debate sobre conteúdos ambientais

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Ao encerrar as atividades relacionadas ao Mês do Meio Ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, junto com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (28), pelo canal do YouTube da autarquia, o quarto e último dia do webinário Junho Verde, com o tema A tecnologia a serviço do Meio Ambiente do Distrito Federal.

O evento começou às 10h, com a apresentação dos palestrantes Luiz Antônio Aguiar, biólogo e analista de Meio Ambiente do Brasília Ambiental, e Guilhermino Silveira Rocha, geólogo e mestre em Planejamento Territorial e Gestão Ambiental.

Imagem: Divulgação/Brasília Ambiental

Palestras que encerraram o webinário trataram do uso de drones e da transformação digital para melhor fiscalização | Imagem: Divulgação/Brasília Ambiental

O biólogo Luiz Antônio falou a respeito da utilização de drones, pelo Instituto Brasília Ambiental, como ferramenta de transformação digital, que possibilita melhor fiscalização e gestão ambiental. Segundo ele, o equipamento tem sido de grande importância para a realização de inúmeras atividades de monitoramento. Entre elas, o acompanhamento de desenvolvimento florestal (silvicultura) e, também, de questões ligadas à fauna e flora.

Atualmente, o Brasília Ambiental possui dois veículos aéreos não tripulados, controlados remotamente, que ficam à disposição dos servidores. Os aparelhos conseguem capturar imagens em qualidade 4k a 60fps e fotos em 20 MP, o que possibilita a captação de imagens mais detalhadas. “Uma ferramenta que veio para trazer agilidade dentro das análises ambientais, pois necessitávamos de informações mais precisas e de forma mais rápida”, destaca Luiz.

Geoinformação

Já o geólogo Guilhermino Silveira discorreu sobre a transformação digital pela geoinformação, dentro do Brasília Ambiental, com foco na instituição do Comitê Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental (Onda/DF), plataforma que unificará dados espaciais relevantes para análise de todas as categorias temáticas ambientais.

“O compartilhamento dinâmico de dados acelera a tomada de decisão do órgão ambiental e possibilita maior transparência para a população”, esclarece Guilherme. “O Onda está em fase de conclusão”, completa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No encerramento do ciclo de palestras do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7 de junho, o secretário-geral do Brasília Ambiental, Thúlio Moraes, fez uma retrospectiva a respeito dos temas abordados e destacou o elevado nível de debate e de informações trazidas para a comunidade. “O Junho Verde foi uma forma que encontramos de valorizar a competência técnica dos servidores do Brasília Ambiental e de ampliarmos o debate de conteúdos ambientais”, finaliza.

Todos os vídeos do webinário Junho Verde podem ser vistos no canal no Instituto no YouTube.

 

*Com informações do Brasília Ambiental