29/06/2021 às 19:11, atualizado em 29/06/2021 às 19:44

População de São Sebastião ganha unidade do Na Hora

Primeiro posto de autoatendimento, montado em sala da Administração Regional, será inaugurado nesta quarta (30)

Por ANA LUIZA VINHOTE, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES

Os moradores de São Sebastião não vão precisar mais se deslocar para outras cidades para serem atendidos em uma unidade do Na Hora. Nesta quarta-feira (30), um posto de autoatendimento será inaugurado na Administração Regional da cidade. Seis computadores e impressoras – cedidos pelo órgão – estão à disposição da população em uma sala que foi totalmente reformada e adaptada para receber os serviços e a comunidade.

[Olho texto=”“A instalação do Na Hora era uma das nossas principais demandas e, com certeza, vai otimizar o tempo e facilitar o dia a dia do cidadão”” assinatura=”Alan Valim, administrador de São Sebastião” esquerda_direita_centro=”direita”]

O administrador de São Sebastião, Alan Valim, ressalta a importância do equipamento público para a população local. “Eles precisam se deslocar para outras regiões próximas, como Paranoá e Plano Piloto, para resolver situações simples”, lembra. “A instalação do Na Hora era uma das nossas principais demandas e, com certeza, vai otimizar o tempo e facilitar o dia a dia do cidadão”, comenta.

O posto de autoatendimento terá quatro servidores da Administração Regional, capacitados pelo Na Hora para auxiliar a população, caso seja necessário | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A secretária de Justiça e Cidadania – pasta responsável pela gestão do Na Hora –, Marcela Passamani, explica que, na prática, o equipamento público foi colocado à disposição de quem precisa. “Vamos dar autonomia a essas pessoas. O que queremos é garantir condições para que possam alcançar sua cidadania plena, aproximando-as do poder público”, destaca.

Projeto

O serviço de autoatendimento já existe nas unidades do Na Hora. Porém, o posto na Administração Regional é uma parceria com o órgão para atender aqueles que não possuem computador, celular ou acesso à internet. O objetivo é facilitar o atendimento das demandas da população e simplificar situações burocráticas.

Em um único lugar, a comunidade vai encontrar links para acesso aos mais variados serviços públicos digitais. Com relação ao Departamento de Trânsito (Detran), por exemplo, é possível emitir a 2ª via do CRV, agendar ou reagendar a vistoria, acompanhar o processo de habilitação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Precisa dos serviços da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) – como ligação de água, segunda via da conta, desobstrução de esgoto? Também será possível fazer essas solicitações no posto de autoatendimento. E com a ajuda de quatro servidores da administração, devidamente capacitados pelo Na Hora para auxiliar a população, caso seja necessário.

O horário de funcionamento da unidade de São Sebastião será das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para saber todos os serviços disponíveis, basta acessar o site do Na Hora.

Confira quais órgãos fazem parte do posto de autoatendimento do Na Hora:

– Banco Central do Brasil;
– Banco de Brasília (BRB);
– Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb);
– Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF);
– Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab);
– Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios);
– Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal);
– Defensoria Pública da União (DPU);
– Defensoria Pública do DF (DPDF);
– Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF);
– Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
– Justiça Federal;
– NeoEnergia;
– Ouvidoria;
– Polícia Civil;
– Polícia Federal;
– Polícia Rodoviária Federal;
– Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/DF);
– Receita Federal;
– Secretaria de Administração Penitenciária (SEAPE);
– Secretaria de Economia;
– Secretaria de Saúde;
– Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes);
– Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh);
– Superintendência Regional do Trabalho (SRT);
– Superior Tribunal Militar;
– Tribunal de Contas do DF (TCDF);
– Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT);
– Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO);
– Tribunal Regional Eleitoral (TRE);
– Tribunal Superior do Trabalho (TST);
– Tribunal Superior Eleitoral (TSE)