30/06/2021 às 08:24, atualizado em 30/06/2021 às 10:21

Divulgado o balanço da primeira semana de ações da ASP

Projeto que integra Segurança Pública e outros órgãos de governo atuará por três meses na Cidade Estrutural

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Após uma semana do lançamento do projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), na Cidade Estrutural, a mudança no policiamento e organização da região já somam resultados positivos. Nesse período, registraram-se 695 abordagens pessoais e 354 fiscalizações veiculares, além da apreensão de 1,4 kg de maconha, 125 g de skank, uma arma branca, dois radiocomunicadores e uma balança de precisão.

A limpeza também ganhou reforço, com a retirada de 280 toneladas de entulhos, inservíveis e restos de poda. Além disso, entre os dias 22 e 26, foram realizados quase 400 atendimentos diários de promoção de cidadania e saúde à população local.

As ações voltadas para o atendimento ao público e promoção de cidadania estão previstas durante os três meses de realização da ASP, na Estrutural | Foto: Divulgação/SSP

O objetivo da ASP é reduzir indicadores criminais em relação à média do DF e integrar regiões com menores dados populacionais. Para isso, é feito o raio-X da criminalidade local, com o mapeamento detalhado de vulnerabilidades sociais e desordens – como falta de iluminação, carcaças de veículos abandonados e mato alto.

[Olho texto=”“Levantamos as desordens e realizamos um diagnóstico do que seria necessário para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Com isso, elaboramos um plano de ação integrado junto aos órgãos do governo”” assinatura=”Delegado Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Os resultados das ações integradas já começam a ser percebidos. Os dados apresentados mostram o início de uma série de mudanças que acontecerão na vida da população. Dentro dos objetivos da ASP, verificamos que seria necessário esse olhar diferenciado do setor público para a Estrutural, com ações específicas para região”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

De acordo com o titular da pasta, foi feita uma ação prévia para implementação do projeto na região: “A reavaliação de rotinas de emprego operacional, bem como da estrutura e funcionamento de delegacias e batalhões, foi feita em conjunto com as forças de segurança, para que pudéssemos alcançar resultados de forma rápida e sistemática. Levantamos as desordens e realizamos um diagnóstico do que seria necessário para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Com isso, elaboramos um plano de ação integrado junto aos órgãos do governo, como Casa Civil, Administração Regional, Secretarias de Obras e da Mulher, CEB, DF Legal e as forças de segurança pública”.

Mais segurança

Entre os dias 22 e 28 deste mês, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) efetuou 695 abordagens pessoais. O total de veículos abordados chegou a 220. As ações ficaram a cargo do batalhão local – o 15º Batalhão – e tropas especializadas, como o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), batalhões de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv).

“As abordagens são essenciais para que sejam retiradas de circulação substâncias proibidas e armas, o que incide diretamente na redução de crimes contra a vida e contra o patrimônio”, avalia o secretário executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves. Só no âmbito do trânsito, foram feitas 324 notificações.

“Estamos atuando com uma média de 60 policiais diariamente desde o início da ASP, o que inclui nosso policiamento ordinário, apoio operacional e de tropas especializadas. O objetivo, além de reduzir a criminalidade e melhorar a sensação de segurança, é expandir os atendimentos realizados pelo Provid [Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar], aumentar o uso de motocicletas no policiamento preventivo e nos aproximarmos ainda mais da população”, ressalta o comandante do 15º Batalhão, major Alessandro Arantes.

De acordo com o militar, alunos do Curso de Formação VII, da PMDF, reforçam as ações. “De forma sistemática, teremos o apoio dos alunos, que já se encontram na fase de estágio, o que inclui participar de ações sob supervisão”, disse.

[Olho texto=”“Com a mudança, a delegacia passou a contar com uma central de flagrantes, que contribui com a agilidade de nossos serviços e também com os policiais militares, que podem apresentar situações flagranciais com mais rapidez, sem deslocamento à 1ª DP, na Asa Sul, como era feito anteriormente”” assinatura=”Delegado Rodrigo Bonach, titular da 8ª delegacia de Polícia” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ação antidrogas

A atuação do BPCães tem sido essencial para a apreensão de drogas. “Fazemos buscas diárias na região com auxílio dos cães, que são essenciais para identificação de substâncias ilícitas e armas”, explica o comandante da unidade, major Carlos Reis.

Os flagrantes são encaminhados para a 8ª Delegacia de Polícia, inaugurada na região há exatamente um mês. “Com a mudança, a delegacia passou a contar com uma central de flagrantes, o que é extremamente benéfico, pois contribui com a agilidade de nossos serviços e também com os policiais militares, que podem apresentar situações flagranciais com mais rapidez, sem a necessidade de deslocamento à 1ª DP, na Asa Sul, como era feito anteriormente”, explica o titular da unidade policial, delegado Rodrigo Bonach. Policiais civis estão atuando no cumprimento de mandados de prisão emitidos para região.

O Departamento de Trânsito do DF (Detran) fez 134 abordagens no período. Os agentes efetuaram ainda 17 remoções de veículos ao depósito, autuaram 22 pessoas por alcoolemias e emitiram 24 multas.

O Instituto Brasília Ambiental atuou em 62 fiscalizações em bares e distribuidoras e apreendeu três caixas de som, que não estavam em conformidade com as regras de poluição sonora. A Secretaria DF legal fiscalizou quatro estabelecimentos e aplicou uma notificação.

Nas ações de promoção da cidadania, foram registrados 1.870 atendimentos nos primeiros cinco dias de ação, por meio da oferta de serviços, realização de palestras, oficinas e ações educativas | Foto: Divulgação/SSP

Limpeza da cidade

Por meio das ações do GDF Presente e da administração local, foram recolhidas 280 toneladas de entulhos, inservíveis e restos de poda e outras 15 toneladas de material triturado para melhoramento da estrada de acesso a Cabeceira do Valo. As equipes recolheram 55 pneus abandonados e implementaram o estacionamento no 15º PBM, dentro do Centro Olímpico. A praça de quiosques no Setor Leste e a Feira Permanente foram lavadas.

[Olho texto=”“Precisávamos dar essa atenção especial à Estrutural. Essas ações têm sido primordiais para o desenvolvimento da nossa cidade. Estou nas ruas diariamente e percebo a satisfação dos moradores”” assinatura=”Vania Gurgel, administradora regional do SCIA/Estrutural” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Unidade de Políticas Públicas (UPP), da SSP, fez a identificação prévia de desordens – como lixo e entulho descartados incorretamente, mato alto e falta de iluminação adequada – e encaminhou à administração regional para facilitar a eficácia das ações, como afirma o chefe da UPP, coronel Eduardo Holanda: “O mapeamento de desordens prioritariamente sobre os locais de manchas criminais é uma ferramenta apta a contribuir, em alguma medida, para a redução da criminalidade e da sensação de insegurança no DF”.

Para a administradora regional do SCIA/Estrutural, Vânia Gurgel, a população tem percebido os efeitos de maior policiamento e demais ações. “Precisávamos dar essa atenção especial à Estrutural”, afirma. “Essas ações têm sido primordiais para o desenvolvimento da nossa cidade. Estou nas ruas diariamente e percebo a satisfação dos moradores”.

Quase 2 mil atendimentos

As ações voltadas para o atendimento ao público e promoção de cidadania estão previstas durante os três meses de vigência da ASP na Estrutural. A programação, definida pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Suprec), da SSP, é dividida em três blocos: atendimento à população, projetos sociais e ocupação de espaços. Cada um dos eixos terá duração de cerca de um mês.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os dias 22 e 26 deste mês, cerca de 650 pessoas passaram pelos estandes montados em frente à Administração Regional da Estrutural. “Estamos satisfeitos com o resultado da primeira semana da ASP. Foram 1.870 atendimentos à comunidade da Estrutural nos primeiros cinco dias de ação, por meio da oferta de serviços, realização de palestras, oficinas e ações educativas. Antes de definir a programação, fizemos um estudo sobre as necessidades da região e é gratificante perceber a adesão da comunidade local e que conseguimos captar a demanda dos moradores“, comemora a coordenadora de Políticas Sociais da SSP, Marina Fernandes.

 

*Com informações da SSP