30/06/2021 às 15:58, atualizado em 30/06/2021 às 17:06

Jardim Botânico recebe descarte de remédios vencidos

Estação ecológica instala quatro estações de coleta de medicamentos sem validade, que serão incinerados em local apropriado, sem riscos ambientais

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Considerado uma questão de saúde pública e ambiental, o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso vem se tornando um grave problema para o meio ambiente. O consumidor que não sabe o que fazer com esses medicamentos acaba por descartá-los em locais inapropriados como o lixo comum, o vaso sanitário e a pia, o que desencadeia um problema ambiental. Os medicamentos liberam resíduos químicos que contaminam o solo, os animais, rios, nascentes, córregos e a água que bebemos. Para contribuir com os visitantes conscientes, o Jardim Botânico de Brasília (JBB), em parceria com o programa Adote Uma Praça, da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe), instalou quatro estações para descarte de medicamentos.

São diferentes pontos de coleta, por meio dos quais o JBB incentiva a prática do descarte consciente | Foto: Divulgação/JBB

As estações ficam na portaria principal, no estacionamento, no Espaço Oribá/ Piquenique/ Parque Infantil e na administração. O objetivo é criar mais um posto de recolhimento de remédios vencidos ou não utilizados e facilitar o descarte correto desse material. Os medicamentos depositados nas estações do JBB serão recolhidos e levados para incineração em local apropriado que não comprometa o meio ambiente.

A diretora executiva do JBB, Aline De Pieri, comemorou a iniciativa. “Com a instalação das estações de coleta de medicamento no JBB, o cidadão tem mais uma opção para descartar os remédios que não serão utilizados. É preciso que a população esteja informada e consciente sobre o assunto para evitar danos ainda maiores ao meio ambiente”, reforça.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O titular da Sepe, Roberto Andrade, lembra que o JBB é um grande parceiro do programa. “É muito importante que os gestores entendam o Adote Uma Praça, porque eles são o contato direto com a população e o empresariado; e a diretora executiva Aline, como tantos outros gestores, investe o seu esforço diário nisso”, pontua.

Lei

Não são apenas as estações de coleta que recebem medicamentos vencidos ou que não são mais usados. No Distrito Federal, a Lei n° 5.092/2013 obriga farmácias e drogarias a receberem os medicamentos com prazo de validade vencido para descarte, aplicando o que é previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a finalidade de dar o descarte adequado.

Adote Uma Praça

O Adote Uma Praça, coordenado pela Sepe, é um programa que busca o apoio privado para dar continuidade aos trabalhos do GDF. É por meio dessa iniciativa que empresários e comunidade podem cuidar e ajudar a promover benfeitorias em parques, praças, rotatórias e espaços públicos variados, inclusive com doações, como no caso do Jardim Botânico.

 

*Com informações do Jardim Botânico de Brasília