30/06/2021 às 13:11, atualizado em 30/06/2021 às 13:33

Projeto ‘Recomeços’ destaca 165 anos do Corpo de Bombeiros

Atuante desde o tempo em que a capital federal era o Rio de Janeiro, corporação tem uma trajetória repleta de ações bem-sucedidas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Será uma honra poder acompanhar um pouco da história dessa corporação, que realiza um trabalho essencial, e de forma tão grandiosa, para a população do Distrito Federal”  ” assinatura=”Delegado Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para dar início às comemorações dos 165 anos da corporação – criada quando a capital federal ainda era o Rio de Janeiro (RJ) –, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) lança, neste sábado (2/7), o projeto Recomeços. O objetivo é homenagear a instituição, por meio de vídeos institucionais com histórias comoventes e reais e que impactaram positivamente a vida de pessoas atendidas pelos militares.

A primeira dessas histórias será mostrada nesta quarta (30), às 18h, no Cine Drive-in de Brasília, com ingresso gratuito para os bombeiros, que deverão apresentar a identidade militar na entrada do cinema. O evento contará, ainda, com apresentação da Banda de Música do CBMDF e exposição de viaturas. Após a apresentação do vídeo institucional, será exibida a programação normal do Cine Drive-in, com três filmes, um dos quais narra a trajetória de uma bombeira florestal, interpretada pela atriz Angelina Jolie.

Corporação marca presença por meio de ações constantes que têm como foco a valorização da vida | Foto: Divulgação/SSP

A sessão não será exclusiva para o evento do CBMDF, sendo permitida a entrada de público no cinema, que comporta até 200 veículos estacionados. A entrada gratuita será limitada às autoridades e bombeiros. Os acompanhantes dos militares deverão pagar o valor normal do ingresso, que será vendido no local. “Não será necessário estar fardado, bastando a apresentação do documento funcional”, explica o comandante do Centro de Comunicação Social (Cecom), tenente-coronel Giancarlo Pedroso.

[Olho texto=”“Resolvemos criar uma forma de contar essas histórias, de mostrar ao público como o trabalho exercido pelos bombeiros pode impactar vidas, mudar trajetórias e ser essencial para recomeços”” assinatura=”Tenente-coronel Giancarlo Pedroso, comandante do Cecom” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, está entre os convidados para assistir à estreia dos vídeos. “Será uma honra poder acompanhar um pouco da história dessa corporação, que realiza um trabalho essencial, e de forma tão grandiosa, para a população do Distrito Federal”, afirma. “O filme retrata uma situação pontual, mas certamente poderemos acompanhar parte da rotina desses militares. Parabéns aos envolvidos!”

Histórias reais

A produção do material, que durou cerca de dois meses, foi feita pelo Centro de Comunicação Social (Cecom) do CBMDF. “Recebemos diariamente, por meio de nossos canais de atendimento e redes sociais, relatos de pessoas que foram atendidas, salvas por nossos militares”, conta o comandante do Cecom, tenente-coronel Giancarlo Pedroso.

“Por conta disso, resolvemos criar uma forma de contar essas histórias, de mostrar ao público como o trabalho exercido pelos bombeiros pode impactar vidas, mudar trajetórias e ser essencial para recomeços”,  conta o gestor. A primeira história aborda o atendimento emergencial feito pela corporação após um acidente automobilístico. O sargento aposentado do CBMDF, Reginaldo Macedo, é o ator principal.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“[O projeto] Recomeços é uma grande oportunidade”, conta. “Reformado, ou aposentado, há quase três anos, fui convidado para fazer parte desse projeto em comemoração ao aniversário da corporação e fiquei muito feliz, pois, fazendo parte do CBMDF por tantos anos, sei da importância de refletir sobre novas oportunidades e olhares sobre a vida. Fazemos os mais diferentes atendimentos durante nossa trajetória funcional, e esse novo projeto será essencial para refletirmos sobre nosso trabalho, sobre o impacto que tudo isso pode causar às pessoas. Será muito especial”.

Drive-in de Brasília

O Cine Drive-in de Brasília é um dos únicos dessa modalidade ainda ativos, atualmente, no Brasil. Possui 15 mil metros quadrados de área asfaltada e uma tela de concreto de 312 metros quadrados, com projetor digital. O local possui um transmissor de FM para o áudio do filme no rádio dos carros.

Para os que não possuem som interno, basta acender o farol e solicitar orientação do atendente. A lanchonete está funcionando, com atendimento realizado no veículo, dentro dos protocolos de segurança sanitária necessários em virtude da pandemia de covid-19.

 

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública