01/07/2021 às 18:32, atualizado em 01/07/2021 às 18:46

Atletas da canoagem participam de torneio nas Ilhas Canárias

Dois técnicos e sete esportistas vão à Espanha para o Mundial de Canoagem, apoiados pelo programa ‘Compete Brasília’, da Secretaria de Esporte e Lazer

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES

O Distrito Federal será representado no Campeonato Mundial de Canoagem Oceânica, que ocorre no início deste mês, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, na Espanha. A delegação de Brasília, formada por sete esportistas e dois técnicos, viajou por meio do Compete Brasília, programa da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), com a expectativa de retornar ao Brasil com bons resultados na bagagem.

Este é o primeiro torneio de que a turma participa neste ano. Ainda este mês, eles disputam a seletiva nacional para o Mundial e o Campeonato Brasiliense de Velocidade | Foto: Divulgação/Secretaria de Esporte e Lazer

“Temos grandes expectativas, tanto na categoria masculina como na feminina. Estamos com grandes nomes e estão bem treinados. A prova tem uma janela de três dias porque depende muito da condição climática. Por isso, pode acontecer entre os dias 2 e 4 de julho, com duração de um dia”, explica o técnico Paulo Salomão.

Além dos técnicos Salomão e Rafaela Nascimento, vão à Espanha os esportistas Rudah Caribe Bosi, Marcelo Bosi de Almeida, Luciano Ponce Carvalho Judice, Califa Abud Cury Filho, Carmen Lucia da Silva, Lais Vitoria Oliveira e Luiz Wagner Pecoraro. Esse é o primeiro torneio de que a turma participa neste ano, e, em julho ainda, devem disputar a seletiva nacional para o Mundial e Campeonato Brasiliense de Velocidade.

[Olho texto=”“Por meio do ‘Compete Brasília’, os atletas, além de conquistarem pódios em suas respectivas modalidades, levam o nome da capital do país para outros lugares”” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Por meio desse importante programa (Compete Brasília), os atletas têm a oportunidade de participar de competições nacionais e internacionais. Além de superarem limites, quebrarem recordes e conquistarem pódios em suas respectivas modalidades, eles levam o nome da capital do país para outros lugares”, diz a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

Desde 2017, mais de 10 mil esportistas foram atendidos pela iniciativa que incentiva a participação de atletas e paratletas de alto rendimento no Distrito Federal, das mais diversas modalidades, em campeonatos nacionais e internacionais, por meio da concessão de transporte aéreo e terrestre. Somente neste ano, o Compete Brasília contemplou 297 esportistas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Quem é atleta sabe que uma viagem para competir acumula diversos gastos com passagens, alimentação, hospedagem. O que muitas vezes o impede de participar de uma competição, perdendo oportunidades”, explica a secretária Giselle Ferreira.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer