01/07/2021 às 16:47, atualizado em 01/07/2021 às 17:45

Robótica para o jovem socioeducando de Santa Maria 

Laboratório na unidade de internação foi inaugurado nesta quinta-feira (1º)

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Para ampliar o acesso dos socioeducandos às ferramentas de tecnologias da informação, comunicação e desenvolvimento de soluções digitais, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) inaugurou, nesta quinta-feira (1º), o Laboratório de Robótica da Unidade de Internação Socioeducativa de Santa Maria (UISM), sendo considerado o primeiro do país neste segmento. No espaço, serão desenvolvidas atividades pedagógicas, capacitações em desenhos 3D com softwares livres, manuseio de impressoras 3D e programação para smartphones, além de outros módulos de estudos.

As turmas terão 15 alunos (usando máscara e álcool gel) com aulas todos os dias da semana | Foto: Divulgação/Sejus

“Eu agradeço a oportunidade de inaugurar, junto com tantas pessoas que pensam no bem comum, esse laboratório de robótica. Somos pioneiros nesse projeto de responsabilidade social e inclusão tecnológica, que representa mais uma chance aos jovens de reescrever a sua história de vida”, afirmou a secretária de Justiça Marcela Passamani, durante discurso.

O laboratório está na Unidade de Internação de Santa Maria e faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e o Instituto Campus Party, implementado também pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), pelos programas “Passaporte para o Futuro” e “Include”.

“É muito gratificante estar aqui e fazer parte desta inauguração, que chegou para levar o conhecimento tecnológico aos jovens”, agradeceu o presidente da Campus Party, Francesco Farruggia, pela parceria.

Para o titular da Secti, Gilvan Maximo, o lançamento representa a cooperação entre as pastas do GDF. “Trazer esse laboratório não foi uma tarefa fácil, mas conseguimos, e vamos transformar Brasília em uma cidade inteligente, porque nos preocupamos com o próximo”, declarou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Inicialmente, o projeto seguirá com duas turmas de 15 alunos, e as aulas serão administradas de segunda a sexta-feira. Devido a pandemia do novo coronavírus, não haverá compartilhamento de materiais eletrônicos e didáticos. Sendo, ainda, obrigatório o uso de máscara e álcool em gel.

Durante a cerimônia de lançamento do projeto, também estiveram presentes o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Alves Batista; o deputado distrital, Marcos Martins Machado; a diretora nacional do Campus Party, Sidiane Zanun e outros convidados.

 

*Com informações da Sejus