02/07/2021 às 21:00, atualizado em 02/07/2021 às 22:03

1 milhão de primeiras doses anticovid aplicadas no DF

Até o final do mês de julho, serão cerca de 560 mil brasilienses imunizados com as duas doses da vacina

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O Distrito Federal atingiu nesta sexta-feira (2) a marca de 1.005.782 primeiras doses de vacinas aplicadas. A campanha começou no dia 19 de janeiro e ocorre em todas as regiões administrativas da capital federal. Em pouco mais de cinco meses, a Secretaria de Saúde vacinou mais de 100% da população com mais 70 anos com a primeira dose – percentual que foi ultrapassado com a vinda de pessoas de outros estados para receber o imunizante.

Com a segunda dose, até o momento, 344.171 pessoas completaram o esquema vacinal, que faz com que o DF já tenha atingido mais de 100% de pessoas com 75 anos imunizadas.

“É uma alegria informar que atingimos a marca de 1 milhão de primeiras doses aplicadas no DF. Agradeço em especial as equipes da Saúde que trabalham diretamente nesse processo de vacinação nos 55 locais que oferecem a vacina durante a semana. Também agradeço aos parceiros da rede pública que vacinam aos sábados e domingos e à noite no ponto da Praça dos Cristais. Esse é o primeiro milhão e nós, da Secretaria de Saúde, trabalharemos cada vez mais para atingirmos a meta de vacinar toda a população do DF”, afirma o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

[Olho texto=”“É uma alegria informar que atingimos a marca de 1 milhão de primeiras doses aplicadas no DF”” assinatura=”Osnei Okumoto, secretário de Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A vacinação contempla, neste momento, pessoas com 46 anos ou mais por meio de agendamento no site vacina.saude.df.gov.br. Além disso, integrantes de grupos prioritários também podem receber o imunizante por meio de agendamento, como gestantes e puérperas sem comorbidades e idosos com 60 anos ou mais que podem ir direto, sem agendar, em qualquer um dos pontos de vacinação.

Para o mês de julho, a expectativa da pasta é vacinar 224.946 pessoas com a segunda dose das vacinas AstraZeneca e CoronaVac, o que vai representar, até o final do mês, a marca de mais de 560 mil brasilienses imunizados contra a covid-19.

Até o momento, o grupo que mais foi vacinado é o de pessoas com comorbidades, onde 193.086 pessoas receberam a D1 e 8.268 a D2. Em seguida, o grupo de trabalhadores da Saúde, que tem 158.617 profissionais vacinados com a D1 e 111.868 inteiramente imunizados. De acordo com o Vacinômetro, 105.834 pessoas com 60 a 64 anos receberam a primeira dose e 7.509 a segunda.

Campanha

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A campanha no DF não exige comprovação de endereço para receber a dose inicial. Porém, para receber a segunda é necessário ter feito a primeira dose em solo brasiliense, ou comprovar ser morador da capital e o motivo pelo qual precisou se vacinar em outro estado.

Em cinco meses, o Distrito Federal já aplicou um total de 1.365.834 vacinas, sendo que 159.345 doses foram aplicadas em residentes de outros estados brasileiros. A maioria veio do estado de Goiás, que representa mais de 45% considerando apenas a população fora do DF.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde