02/07/2021 às 17:29, atualizado em 21/07/2021 às 12:24

Cultura seleciona entidade para gestão do Festival de Cinema

Após análise de projetos, comissão escolheu a Associação Amigos do Futuro. Ainda há prazo para recurso. Evento será em dezembro, de maneira virtual

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) divulgou, no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (2), o resultado provisório de classificação das instituições que disputam a gestão da 54ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), com realização prevista para a primeira quinzena de dezembro, em formato virtual.

Foto: Nityama Macrini/Secec

Serão selecionados filmes de produção brasileira, entre curtas e longas-metragens da Mostra Competitiva Oficial e da Mostra Brasília. A OSC selecionada deverá incluir mostras paralelas, atividades formativas e cerimônias de abertura e encerramento | Foto: Nityama Macrini/Secec

A comissão de seleção, formada por servidores da pasta, após análise dos projetos inscritos pelas organizações da sociedade civil (OSCs) interessadas, deliberou pela escolha prévia da Associação Amigos do Futuro, que alcançou a maior pontuação, obtendo 15 pontos.

Pontuação:

  • Associação Amigos do Futuro, pontuação 15;
  • Associação Encanteria Cultural, pontuação 14;
  • Associação de Educação, Cultura e Economia Criativa – Aecec, pontuação 12;
  • Companhia Voar Arte para a Infância e Juventude, pontuação 11.

Confira aqui o resultado preliminar.

As demais instituições não contempladas terão prazo de cinco dias corridos para interpor recurso fundamentado, que deve ser encaminhado ao e-mail protocolo@cultura.df.gov.br. Após a divulgação do resultado final de classificação, ocorre ainda a etapa de habilitação, que consiste na verificação da documentação enviada pela OSC selecionada.

A Secec destinou R$ 2 milhões para o evento deste ano. Serão selecionados filmes de produção brasileira, de preferência inéditos, entre curtas e longas-metragens da Mostra Competitiva Oficial e da Mostra Brasília. A OSC selecionada, após o resultado definitivo, deverá incluir na programação mostras paralelas, rodas de conversas, atividades formativas e cerimônias de abertura e encerramento.

O resultado final do chamamento público será publicado no DODF e no site da Secec. Acompanhe nossos canais institucionais e fique por dentro desse e de outros editais da pasta.

Memória

Patrimônio cultural do Distrito Federal, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é o mais antigo encontro dedicado ao cinema nacional no Brasil. Realizado anualmente, é prestigiado por oferecer ambiente de encontro e conversas e participação de apreciadores e críticos – agentes responsáveis pela manutenção do audiovisual no país.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O evento nasceu em 1964, por meio da iniciativa do historiador e crítico Paulo Emílio Sales Gomes, responsável pelo primeiro curso superior de cinema da Universidade de Brasília (UnB). Até 1967, o encontro era intitulado Semana do Cinema Brasileiro. Em 2007, recebeu o registro de Patrimônio Imaterial pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Este ano, o festival chega à 54ª edição.

De grande prestígio, o Festival se tornou um medidor de lançamento dos melhores filmes nacionais, revelando atores, técnicos e espectadores. O Júri Popular, manifestação da opinião do público sobre os filmes, fez de Brasília a plateia mais crítica e participativa do país.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)