02/07/2021 às 19:10, atualizado em 02/07/2021 às 19:33

Rádio Cultura FM procura pessoas para serviço voluntário

Edital é uma das possibilidades de ampliar a diversidade da programação. Emissora também aposta na informação de qualidade, além da boa música

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A Rádio Cultura FM vai selecionar pessoas físicas interessadas em prestar serviço voluntário na produção de programas radiofônicos. Edital publicado nesta sexta-feira (2), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), convida candidatos a responder ao chamamento público para firmar termo de adesão com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Foto: Divulgação/Secec

Em relação aos projetos, são bem-vindas as discussões de gênero e o estímulo ao desenvolvimento da economia criativa, entre outros fatores, assim como a originalidade das propostas e a valorização da produção artística e cultural de todas as RAs | Foto: Divulgação/Secec

Os projetos de conteúdo para a 100.9 devem ter entre cinco a 10 minutos de duração (como uma amostra apenas para avaliação) e serem entregues gravados em mídia digital ou por link na internet entre 5 e 19 deste mês. O resultado provisório está previsto para 2 de agosto, com os selecionados tendo entre 9 e 13 de agosto para assinar com a rádio.

[Olho texto=”As propostas serão avaliadas, segundo o edital, com base na valorização da diversidade cultural, na promoção da acessibilidade e na inclusão social” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As pessoas selecionadas não serão remuneradas pela produção, apresentação ou transmissão do programa, nem por custos referentes a transporte, alimentação ou outros valores indiretos relativos à produção e à execução dos programas.

“Esse edital é uma das possibilidades de ampliar a diversidade da programação da Rádio Cultura. A outra maneira é por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC)”, explica o diretor da emissora pública, Walter Silveira, em referência à rubrica que o FAC dedica a esse fim. “Nós queremos aproveitar o máximo das propostas para composição de uma grade plural.”

Diversidade é tônica

As propostas serão avaliadas, segundo o edital, com base na valorização da diversidade cultural, na promoção da acessibilidade e na inclusão social e levarão em conta objetivos da Lei Orgânica da Cultura (LOC, Lei Complementar nº 934, de 2017), que devem ser os eixos dos programas da Cultura FM.

[Olho texto=”“A moçada do DF ouve a nossa rádio pelo fato de trazermos uma programação musical alternativa, buscando valorizar a cultura do DF”” assinatura=”Walter Silveira, diretor da Rádio Cultura FM” esquerda_direita_centro=”direita”]

A pontuação das propostas tem como critérios a promoção dos direitos humanos, o combate a desigualdades e discriminações de qualquer natureza, a defesa da igualdade étnico-racial, com respeito e valorização das expressões culturais de povos e comunidades tradicionais, a visibilidade para grupos socialmente vulneráveis e leva em conta pautas que promovam a diversidade cultural.

São bem-vindas as discussões de gênero, o incentivo à integração dos interesses econômicos e culturais e o estímulo ao desenvolvimento da economia criativa. Outros dois pontos considerados importantes são a originalidade das propostas e a valorização da produção artística e cultural de todas as Regiões Administrativas do DF.

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“A moçada do DF ouve a nossa rádio pelo fato de trazermos uma programação musical alternativa, buscando valorizar a cultura do DF”, afirma Walter Silveira. O cardápio contempla hip hop, samba, choro, rock, blues, reggae, música de raiz negra e caipira. “A transmissão via web ampliou nossa audiência jovem. Hoje, dentro do projeto de revitalização da rádio, atingimos todo o quadrilátero e Entorno”, informa.

A rádio que toca Brasília, como apregoa uma das assinaturas da emissora, aposta no binômio informação de qualidade e programação plural para ganhar espaço da concorrência. “Queremos ocupar um lugar de destaque, totalmente identificado com a diversidade cultural do DF”. Para isso, entende o diretor da emissora pública, a colaboração do público é estratégica.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)