04/07/2021 às 13:28, atualizado em 04/07/2021 às 13:50

Saúde da Família está presente nas áreas rurais do DF

Equipes se deslocam pelas estradas de terra e vão até as comunidades levar atendimento multiprofissional

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

A Estratégia de Saúde da Família abrange uma vasta carta de serviços para atender do bebê ao idoso nas unidades básicas de saúde (UBSs). As equipes de Saúde da Família estão presentes em todas as regiões do Distrito Federal levando atendimento multiprofissional, seja na própria unidade, ou nas visitas domiciliares.

As áreas rurais também são contempladas com esse serviço. A UBS 15 Rio Preto, em Planaltina, é responsável por cobrir uma área rural que tem aproximadamente 1,5 mil habitantes. Toda terça-feira, a equipe faz atendimentos domiciliares para a população da região de abrangência.

O Distrito Federal tem 34 unidades básicas de saúde em áreas rurais | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Os agentes comunitários de saúde da região realizam as visitas para entender as necessidades da população e, dependendo da situação do paciente, acionam a equipe multiprofissional que se desloca para prestar atendimento em casa.

O coordenador de Atenção Primária à Saúde, Fernando Erick Damasceno, explica que no Distrito Federal existem 170 unidades básicas de saúde. Dessas, 34 estão localizadas em áreas rurais. “É importante salientar que na Estratégia de Saúde da Família, a pasta possui recursos para chegar no território que elas residem. Num lugar que o paciente esteja distante de uma UPA ou de um hospital, a gente consegue levar esses equipamentos de saúde e garantir o acesso a serviços essenciais para a manutenção da saúde”, pondera.

[Olho texto=”Minha mãe estava passando muito mal, entrei em contato com a equipe por telefone e logo vieram socorrê-la. Eu agradeço demais esse cuidado”” assinatura=”Leandro de Moraes, morador de Alagoinha” esquerda_direita_centro=”direita”]

Atendimento em casa

Os atendimentos ocorrem além das paredes da UBS. Foi na casa de Leandro Moraes, de 28 anos, morador da região de Alagoinha, que a equipe da UBS Rio Preto iniciou os atendimentos na zona rural na tarde da última terça-feira (29/6). Ele solicitou atendimento para a mãe, Eunice Brito, de 52 anos, que foi prontamente atendida pela equipe. “Considero muito importante essa iniciativa do posto. Minha mãe estava passando muito mal, entrei em contato com a equipe por telefone e logo vieram socorrê-la. Eu agradeço demais esse cuidado”, declara.

A equipe de saúde da família trabalha na prevenção dos agravos realizando a parte curativa e assistencialista e ofertando todo o atendimento para a família. São consultas nas áreas de medicina e enfermagem e alguns procedimentos de pequena cirurgia, inserção de DIU, exames ginecológicos preventivos, aplicação de vacinas – realizada de segunda à sexta-feira até às 17h -, distribuição de medicamentos da Atenção Básica, coletas de exames laboratoriais, curativos, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis, entre outros.

[Olho texto=”Os moradores da zona rural também contam com serviços de nutrição, oferecidos pelos residentes em saúde da área, assistência social, fisioterapia e farmácia” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os moradores da zona rural também contam com serviços de nutrição, oferecidos pelos residentes em saúde da área, assistência social, fisioterapia e farmácia. Em média, a equipe da unidade faz 450 atendimentos mensais em todas as áreas de atenção à saúde.

Coronavírus

Em um momento pandêmico, todos os cuidados sanitários são mantidos durante as visitas domiciliares. Aqueles com sintomas gripais podem procurar a UBS para fazer a coleta de RT-PCR para detecção da Covid-19. Se o resultado do exame for positivo, a equipe faz o monitoramento, aconselhamento e medicação.

As famílias que residem em regiões com vulnerabilidade social também são atendidas pelos profissionais da UBS Rio Preto que, vez ou outra, levam para eles alimentos e roupas arrecadadas. Claudione de Souza é gerente da unidade e fala dos desafios de atuar numa região rural.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“É uma área muito extensa e, por isso, temos que ter o olhar sensível às necessidades do território, levar os serviços aos que têm dificuldades de acesso. Temos trabalhado para uma oferta de serviços com uma qualidade cada vez melhor e contamos com profissionais empenhados e responsáveis com o serviço e com a população”, explica.

A médica da família e comunidade da equipe da UBS Rio Preto, Rafaela Britto, explica que a Atenção Primária busca atender o paciente em todas as suas necessidades básicas e, na área rural, isso não poderia ser diferente. “Equipe de saúde da família é isso: cuidar de todos, seja onde estiverem. A visita domiciliar nos permite vencer barreiras de acesso que distancia quem precisa de um atendimento de saúde. Levamos assistência para quem a necessita”, pontua.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde