05/07/2021 às 17:44, atualizado em 05/07/2021 às 18:39

‘Agasalho Solidário’ entrega em Ceilândia parte de itens doados

A entidade beneficiada foi o Movimento Habitacional e Cidadania da Pessoa com Deficiência, que tinha 450 famílias inscritas para receber os donativos

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES

Com temperaturas que chegaram a 6,1°C (a menor registrada até agora em 2021), o inverno no Distrito Federal tem sido mais rigoroso para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para reverter esse quadro, o Governo do Distrito Federal promoveu, entre os meses de abril e junho, a campanha Agasalho Solidário. A corrente do bem contou com a participação de servidores e comunidade.

Para o secretário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio Santos, o trabalho em conjunto das secretarias do GDF possibilitou a entrega: “O sucesso vem com a união de todos no mesmo propósito” | Fotos: Divulgação/SEPD

A entrega de parte dos itens arrecadados em órgãos do GDF ocorreu neste domingo (4), na sede do Movimento Habitacional e Cidadania da Pessoa com Deficiência, em Ceilândia. Segundo a entidade, 450 famílias estavam inscritas para receber os donativos.

Representantes do secretariado do GDF compareceram à cerimônia. Entre as autoridades, estava o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos. O gestor destacou que o trabalho em conjunto das secretarias possibilitou essa entrega. “O sucesso vem com a união de todos no mesmo propósito”, disse.

[Olho texto=”“Simbolicamente, a entrega de agasalho representa muito, aquece do frio. O cobertor é simples, mas o abraço é maior do que tudo. Agradeço muito a Deus por isso”” assinatura=”Olegário de Faria Belo, associado da Mohciped beneficiado” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Santos anunciou outras ações a serem empreendidas por meio da mesma união de forças. “Temos aí as vans e as carretas que estão chegando e vão atender vocês nas cidades, o 156 para surdos e inúmeros outros projetos que surgirão”, enumerou.

Também presente à cerimônia, o secretário de Economia, André Clemente, entregou pessoalmente itens para alguns associados. Na ocasião, ele explicou como vai funcionar o programa DF Acessível, que conta com 50 veículos: “Elas vão pegar vocês em casa e levar para consulta, para fazer aula, levar para evento cultural. Nós vamos lançar [o programa] nos próximos dias”.

O sentimento de gratidão era comum aos associados do Mohciped, beneficiados com a ação da campanha Agasalho Solidário

Comunidade elogia entrega

Uma das beneficiadas foi a aposentada Maria Edite. A moradora de Ceilândia Sul é uma das associadas do Mohciped e comparece ao local para receber verduras e cestas básicas. Ela agradeceu pela entrega: “Tem muita gente que está precisando, porque o frio tá muito grande e está precisando de coberta”.

Olegário de Faria Belo também compartilha do mesmo sentimento. “Simbolicamente [a entrega de agasalho], representa muito, aquece do frio. O cobertor é simples, mas o abraço é maior do que tudo. Agradeço muito a Deus por isso”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O deputado distrital Iolando Almeida, também presente ao evento, relembrou que os secretários André Clemente e Mayara Noronha Rocha, de Desenvolvimento Social, foram convidados para serem padrinho e madrinha da pessoa com deficiência. Com isso, Iolando firmou um compromisso público com os gestores. “Preciso que você [André Clemente] me ajude para entregarmos as moradias das pessoas com deficiência”, conclamou.

Sirlei Campos, presidente de honra do Mohciped, também reforçou a batalha do segmento pela política habitacional. “A Bíblia nos diz que temos que lutar pelos órfãos e pelos pobres. E vocês [autoridades] estão lá para isso. Por isso, agradeço pela vida de todos”, afirma.

*Com informações da Secretaria da Pessoa com Deficiência