06/07/2021 às 16:20, atualizado em 06/07/2021 às 16:35

Saúde debate vacinação do público de áreas vulneráveis

Reunião discutiu integração de vários órgãos para melhor alcance da população de regiões de difícil acesso

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Vamos fazer um planejamento para que todos tenham acesso à vacinação, pois só assim conseguiremos a imunidade de rebanho” ” assinatura=”Osnei Okumoto, secretário de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta terça-feira (6), equipes da Secretaria de Saúde (SES) se reuniram com representantes do Conselho de Saúde do Distrito Federal e das administrações regionais para debater a vacinação contra covid-19 nas áreas de maior vulnerabilidade social, onde existe baixa cobertura vacinal. O encontro contou com a participação de administradores regionais e diretores de Atenção Primária das sete regiões de saúde.

A meta, informa o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, é unir forças e estabelecer uma parceria para divulgar amplamente a vacinação contra covid-19 entre os moradores de áreas vulneráveis do DF.

Representantes da Secretaria de Saúde e dos conselhos de saúde se uniram para garantir a cobertura vacinal das áreas de maior vulnerabilidade | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Vamos fazer um planejamento para que todos tenham acesso à vacinação, pois só assim conseguiremos a imunidade de rebanho”, afirma o secretário. “Sabemos que muitas pessoas de áreas vulneráveis não têm acesso à internet, nem mesmo à televisão. Por isso, essas pessoas serão vacinadas sem necessidade de fazer agendamento, apresentando somente o documento de identificação”.

O gestor enfatiza que é essencial o trabalho dos administradores regionais, em conjunto com a Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde (Dirap) de cada região de saúde, além das rádios comunitárias e do Conselho de Saúde, para ampliar o acesso das pessoas de áreas vulneráveis.

[Olho texto=”“Com a colaboração de todos e articulando a comunicação, conseguiremos alcançar esse público” ” assinatura=”Jeovânia Rodrigues, presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Áreas rurais

A secretária adjunta de Assistência, Raquel Beviláqua, pontua que cada região de saúde possui suas particularidades, principalmente nas áreas rurais. “Vamos criar pontos específicos de vacinação para atender toda a população vulnerável”, informa.

Na avaliação de Raquel, hoje a rede pública de saúde está bem-assistida, mas é necessário avançar com a imunização, lembrando que a melhor vacina é a que se encontra disponível. Neste mês, está prevista a aplicação de 224.946 segundas doses em todo o DF.

A presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Jeovânia Rodrigues,  vê como positiva a participação de vários órgãos nessa campanha para ajudar a ampliar a cobertura vacinal. “Muitas vezes os membros dos conselhos de Saúde são mais próximos da população, principalmente dos moradores de áreas de difícil acesso”, aponta. “Com a colaboração de todos e articulando a comunicação, conseguiremos alcançar esse público”.

*Com informações da Secretaria de Saúde