10/07/2021 às 15:15, atualizado em 10/07/2021 às 15:16

Parceria com a comunidade viabiliza reformas no Sudoeste

Na quadra QRSW 104, parquinho e quadra de esporte estão novinhos. Dez espaços já passaram por obras com ajuda da população

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Dois parquinhos e uma quadra de esportes reformados, além de um novo Ponto de Encontro Comunitário (PEC), em fase de instalação. A quadra residencial 104 do Sudoeste (QRSW 104) está com sua área de lazer completamente renovada para os moradores. As iniciativas são fruto de um trabalho em parceria com a comunidade local.

Espaço de lazer ficou novinho em folha após o trabalho feito em parceria | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

A exemplo da reforma da praça Professor Esaú de Carvalho, localizada na entrequadra CCSW 01 a 04, o trabalho na Quadra 104 foi conjunto. A mão de obra foi oferecida pela Administração Regional e os materiais para reforma foram comprados pelos moradores. Além do apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pelo PEC e pela troca da areia dos parquinhos.

Foto: Administração Regional do Sudoeste

Esse era o estado antigo do espaço de lazer, antes da reforma | Foto: Administração Regional do Sudoeste

Síndico do bloco D da QRSW 104, o dentista Delcides Caetano conseguiu a aprovação dos moradores para o uso do fundo de reserva do condomínio nos reparos. Um investimento de R$ 3,5 mil em insumos como tintas, cimento e serralheria. “A quadra de esportes estava em péssimo estado. Ela foi a primeira do Sudoeste e há pelo menos 20 anos não recebia manutenção”, revela Delcides.

Fórmula copiada

O piso, as traves e o alambrado foram recuperados e o campo tão desgastado ganhou cores vivas (veja, abaixo, o antes e o depois da reforma). O parquinho, segundo Delcides, estava com a maioria dos brinquedos danificados e era pouco usado pelas crianças. Em 20 dias, tudo ficou pronto e chamou a atenção dos vizinhos do bloco F. Coube à administradora de empresas Chrisdelia Pimentel, subsíndica, também buscar as melhorias no espaço infantil do prédio.

“Já queria reformar nosso parquinho e quando vi o do bloco D perguntei ao colega como fazia. Adotamos a parceria e ficou maravilhoso”, destaca. “Precisamos fazer com que os jovens ‘saiam’ do celular, da frente da televisão e venham fazer atividades ao ar livre . Essa é a importância dos espaços públicos”, destaca.

Uma equipe de 15 operários – entre eles dez reeducandos do Projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) fez o serviço. Já o PEC está sendo instalado pela Novacap. São oito pontos de encontro em todo o Sudoeste e até o final de outubro esse número chegará a 11, segundo a companhia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com a administradora Tereza Lamb, em um ano foram recuperados dez equipamentos públicos no bairro, entre praças, parquinhos e quadra de esportes. E o serviço não para. “Estamos trabalhando em mais duas praças no setor de oficinas. Uma é a chamada ‘praça dos motociclistas’ e a outra fica próxima à área residencial. O diálogo com a comunidade, essa união de forças é muito importante”, resume.