11/07/2021 às 13:24, atualizado em 11/07/2021 às 13:28

Agenda-DF facilita atendimentos para pacientes de nutrição

Objetivo é facilitar a vida de usuários que precisam receber fórmulas especiais e evitar aglomerações de pacientes

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Atendimento na Central de Nutrição Domiciliar pode ser agendado pelo Agenda-DF
Objetivo é facilitar a vida de usuários e evitar aglomerações de pacientes

 

Desde o dia 1º de julho os pacientes que necessitam de fórmulas nutricionais dispensadas pelo Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar (PTNED) podem agendar atendimento na Central de Nutrição Domiciliar (CNUD) pelo site Agenda-DF.

 Com a marcação pelo Agenda-DF, os pacientes cadastrados no PTNED têm mais facilidade para receber os produtos nutricionais indicados para os tratamentos  Foto: Bruno Esaki/Agência Saúde

“O Agenda-DF passou a ser utilizado para agendamento da dispensação na Central de Nutrição Domiciliar dos pacientes recém cadastrados no Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar, que receberão os produtos pela primeira vez. E também para os pacientes que perderam a data do retorno e precisam reagendar a data do retorno”, explica a gerente de Serviços de Nutrição, Carolina Gama.

Antes do Agenda-DF, apenas os retornos dos pacientes eram agendados. Os pacientes que iam à CNUD pela primeira vez não precisavam agendar, podiam ir em qualquer dia durante o período da manhã. Já os pacientes que perdiam a data agendada do retorno tinham que pegar uma senha de encaixe e precisavam chegar muito cedo para conseguir uma senha. Às vezes, o paciente ou seu responsável precisava ir à CNUD mais de uma vez para conseguir o encaixe.

[Olho texto=”“Haverá um período de transição, mas em um futuro breve, após conseguirmos dar ampla divulgação aos usuários cadastrados no PTNED, pretendemos que o agendamento do primeiro recebimento e dos reagendamentos de retornos perdidos ocorram apenas pelo Agenda-DF”” assinatura=”Carolina Gama, gerente de Serviços de Nutrição do PTNED” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Os retornos são agendados na própria CNUD. Quando os pacientes recebem os produtos na CNUD, já saem com o retorno agendado, mas às vezes não é possível comparecer na data agendada e o retorno precisa ser reagendado. O Agenda-DF vai ser utilizado também nessa situação”, informa.

Cabe destacar que o agendamento dos retornos continuará ocorrendo na própria CNUD no dia de cada dispensação, não será realizada pelo Agenda-DF. Este recurso será utilizado apenas para a primeira dispensação, quando o paciente acabou de ser cadastrado no programa, e retornos perdidos.

Segundo Carolina, com a utilização do site pretende-se reduzir o tempo de espera, filas e aglomerações durante a pandemia. Além de dar maior comodidade ao usuário, que pode escolher o melhor horário para o seu atendimento e organizar melhor o serviço da CNUD, de acordo com a equipe disponível para atendimento.

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“Haverá um período de transição, mas em um futuro breve, após conseguirmos dar ampla divulgação aos usuários cadastrados no PTNED, pretendemos que o agendamento do primeiro recebimento e dos reagendamentos de retornos perdidos ocorram apenas pelo Agenda-DF”, adianta.

Para pacientes cadastrados no Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar. É importante que, em caso de paciente que está sendo cadastrado no programa, antes de realizar o agendamento pela Agenda-DF, o paciente ou responsável deve confirmar se o cadastro já foi concluído, ligando na Gerência de Serviços de Nutrição, no telefone 2017-1145, ramal 1141, ou na Central de Nutrição Domiciliar, pelo telefone 2017-1145, ramal 4062. Apenas após confirmação do cadastro, os pacientes devem realizar o agendamento do atendimento no site Agenda-DF.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF