11/07/2021 às 13:49, atualizado em 11/07/2021 às 16:55

DF e Entorno unidos pelo repente em festival on-line

Com patrocínio do FAC, músicos se apresentam de 16 a 18 de julho na Casa do Cantador, em evento sem plateia

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Festival Regional Itinerante de Repentistas do DF e Entorno ganhou este ano uma versão totalmente on-line. Patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal (GDF), o evento, de 16 a 18 julho, não terá a participação presencial de público, mas poderá ser acompanhado pelos admiradores do estilo musical que tem origem na região Nordeste do país.

A violeira Mocinha de Passira (em foto tirada antes da pandemia) participa do evento como convidada | Foto: Jan Ribeiro

Isso porque tanto as etapas classificatórias, em 16 e 17 de junho, quanto a final, no dia 18, serão transmitidas ao vivo direto da Casa do Cantador, pelo canal da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrepo) no Youtube ou pela página Repentistas do DF, no Facebook  Todas as transmissões terão interpretação em Libras.

[Olho texto=”O festival inclui também oficinas de poesia popular, em aulas gravadas, e livretos de cordel, disponíveis no site do projeto” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nos dois primeiros dias, ainda na etapa classificatória, 12 repentistas formarão duplas, que  serão julgadas. Dessas, três disputam primeiro, segundo e terceiro lugares no último dia das apresentações.

Além dos concorrentes, as apresentações ao vivo terão a participação especial de sete repentistas renomados: Chico de Assis, Edmilson e Lisboa, Mocinha de Passira, Minervina Ferreira e Irmãos Silva. O júri é formado por João Bosco, Lília Diniz, Rene Bomfim e Donzílio Luiz

Estudantes de Ceilândia

Este ano, o festival resolveu envolver a comunidade escolar de Ceilândia. Alunos do Centro Educacional (CED) 11, do Centro de Ensino Médio (CEM) 9, e do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Boa Esperança participaram do júri popular na fase eliminatória da competição, ainda em abril.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A iniciativa inclui também oficinas de Poesia Popular, em aulas gravadas, e livretos de Cordel, disponibilizados no site do projeto. O evento tem direção de João Santana e realização da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrespo), em parceria com a Casa do Cantador. O patrocínio é do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).

*Com informações da assessoria de imprensa do Festival Regional Itinerante de Repentistas do DF e Entorno