13/07/2021 às 11:50, atualizado em 13/07/2021 às 12:08

População do DF com mais de 70 anos está 100% imunizada

Até o momento, 1.081.636 pessoas receberam a primeira dose, enquanto 368.426 tomaram a segunda e 33.729 foram vacinadas com a dose única

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Estamos alcançando a imunização de um público significativo graças ao empenho dos profissionais de saúde e ao apoio do governador Ibaneis Rocha para evoluirmos em meio a tantas adversidades” ” assinatura=”Osnei Okumoto, secretário de Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Distrito Federal atingiu, na última segunda-feira (12), a marca de 100% de imunização completa contra a covid-19 da população estimada de 70 anos ou mais, ou seja, 100% desse público vacinado com as duas doses.

Ao todo, segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o DF soma 142.131 indivíduos com 70 anos ou mais.

O percentual de vacinados ultrapassa 100% nos grupos acima de 70 anos. Isso ocorre pois consta nos registros da vacinação a aplicação de doses em pessoas de outras unidades da Federação que se vacinaram no DF – um quantitativo além do previsto.

Maioria do público de 60 a 64 anos recebeu a AstraZeneca em abril; segunda dose, para essa parcela, será neste mês | Arte: Divulgação/Agência Saúde

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, comemorou mais esse avanço: “Estamos alcançando a imunização de um público significativo da população graças ao empenho dos profissionais de saúde da rede pública e ao apoio que temos recebido do governador Ibaneis Rocha para evoluirmos em meio a tantas adversidades. O DF faz a vacinação de pessoas de todos os estados da Federação e sempre tem garantido a aplicação da segunda dose, completando de forma correta a imunização”.

Nos grupos de 60 a 64 anos e de 65 a 69 anos, a cobertura ultrapassa 90% com a primeira dose. A vacinação desse público começou em abril, e julho será o mês em que a maior parte desses cidadãos deve receber a segunda dose.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Atualmente, a campanha de vacinação no DF contempla o público de 41 anos ou mais. Em coletiva de imprensa na última segunda-feira (12), o secretário de Saúde e o da Casa Civil, Gustavo Rocha, informaram que a vacinação vai avançar para mais faixas etárias na próxima semana, com a previsão da chegada, até sexta-feira (16), de mais doses de imunizantes contra a covid-19.

Ainda na coletiva, os secretários disseram que, após inúmeras reuniões, o Ministério da Saúde se comprometeu a readequar as doses da vacina enviadas ao Distrito Federal, uma vez que os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que contabilizavam a população residente no DF se encontravam desatualizados (confira quadro acima com o número correto da população do DF).

Até o momento, 1.081.636 pessoas receberam a primeira dose, 368.426 foram imunizadas com a segunda dose e 33.729 tomaram a dose única (imunizante da Janssen).

*Com informações da Secretaria de Saúde