14/07/2021 às 16:13, atualizado em 14/07/2021 às 16:46

GDF ajuda empresas a superarem e crescerem durante a crise

Mais de 40 empresários foram certificados pelo programa ‘DF+ Produtivo’, que tem foco na redução do desperdício para aumento da produtividade

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Em busca da retomada da economia do Distrito Federal, o Governo do Distrito Federal (GDF), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), entregou, na nesta quarta-feira (14), certificados a empresas que participaram do programa DF+ Produtivo. Mais de 40 empresários solicitaram, gratuitamente, a consultoria oferecida pelo Senai para otimizar e melhorar as linhas de produção de seus negócios.

No total, o DF pretende atender 400 empresas dentro do DF+ Produtivo, que está sob coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), com foco na inovação e na modernização para o setor produtivo.

“O grande diferencial é oferecer isso para os empresários, neste momento em que qualquer centavo pode representar o não fechamento de uma empresa”, explicou a gerente do projeto no Senai, Alessandra Machado. De acordo com ela, o aumento de produtividade por meio na diminuição do desperdício significa, a médio prazo, mais rendimentos para a empresa.

“Trabalhamos dentro das empresas a organização de base. Identificamos onde o empresário está perdendo, diminuímos e até eliminamos o desperdício e, assim, a empresa passa a produzir mais. Este é o caminho da sustentabilidade e da produtividade”, completou Alessandra.

O DF pretende atender 400 empresas dentro do DF+ Produtivo, que está sob coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), com foco na inovação e na modernização para o setor produtivo | Fotos: Vinícius Melo/Agência Brasília

Quem, efetivamente, teve a oportunidade de participar do DF+ Produtivo nesta primeira fase, aprovou. “O objetivo do programa, quando começamos, era aumentar 20% da produtividade na empresa, mas já conseguimos um aumento de 60%”, destacou a gerente de produção de uma empresa do setor de alimentos, Deborah Monteiro.

“Conseguimos excelentes resultados, de mais de 40%. Nem acredito que isso esteja acontecendo”, disse a proprietária de outra empresa, no setor de vestuário, Cecília Albina.

Produtividade, emprego e renda

A consultoria é aplicada por técnicos do Senai-DF, que utilizam metodologias modernas para cada empresa, com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir os custos dos empreendimentos.

“Programas como este são muito importantes porque, efetivamente, vemos retorno para a sociedade, com a geração de emprego e renda”, enfatiza o presidente da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior.

O DF + Produtivo é voltado ao ganho de produtividade. O foco é a redução de desperdícios como atividades sequenciais desnecessárias, estoque excessivo, má utilização do capital humano e tempo de espera em vão. Cada consultoria levará, em média, de três a quatro meses. A meta é que as empresas tenham aumento de no mínimo 20% de produtividade após a intervenção do Senai-DF.

“Porém, já foi alcançado 70% neste ganho”, destaca o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra-DF) e presidente do Conselho do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar. “Esta é uma ação muito bem-sucedida”, completou.

Investimento e incentivo ao empresário

O secretário de Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, lembrou que o DF tem hoje o maior programa de capacitação técnica do Brasil, pelo qual já passaram mais de 1,8 mil pessoas. E ressaltou que “jovens estão entrando para o mercado graças à capacitação”. “Estamos investindo onde precisa ser investido e incentivando os empresários do Distrito Federal”, finalizou.

O governador em exercício, Paco Britto, reforçou a importância de atender os empresários da capital e colocá-los em posição de igualdade com os demais empreendedores nacionais. “Estamos investindo em aumento de produtividade, gerando redução de custos neste momento tão difícil, de crise gerada pela pandemia, e isso é vital para as empresas”, afirmou Paco.

De acordo com ele, “o governo está cuidando dos empresários, sem deixar de preservar vidas”. “Esta é uma determinação do governador Ibaneis Rocha”, pontuou.

DF+ Produtividade

O Senai-DF realiza consultoria usando a metodologia de manufatura enxuta (lean manufacturing) em um processo produtivo, baseada na redução dos desperdícios mais comuns: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. O tempo de atendimento é de 120 horas por empresa. Cerca de 48 empresas já passaram pelo programa, que não tem custos ao empresário.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Podem ser atendidos diversos ramos de empreendimentos, que vão desde os de alimentos; artefatos, cimento e concreto; construção civil; vestuário, entre outros. O DF + Produtivo é voltado ao ganho de produtividade. A meta é que as empresas tenham aumento de, no mínimo, 20% de produtividade após a intervenção do Senai-DF. Mas a média no ganho da produtividade já chega a 53%, segundo dados da instituição.

Para participar, as empresas devem realizar a autoavaliação para a avaliação de Maturidade (detectar que os processos se encontram em níveis distintos e que cada um pode ser avaliado para identificar qual o seu início no ciclo de melhoria contínua). Para mais informações, mande um e-mail para dfmais.senai@sistemafibra.org.br.