14/07/2021 às 20:35, atualizado em 14/07/2021 às 21:30

Lançada a primeira chamada do Programa Desafio DF

Seleção pública realizada pelo FAP-DF busca projetos capazes de avaliar o impacto do Criança Feliz Brasiliense no desenvolvimento infantil

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES

A Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAP-DF) acaba de lançar a primeira chamada de 2021 do Programa Desafio DF. A seleção pública é voltada a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para avaliação do impacto do Programa Criança Feliz Brasiliense (PCFB) no desenvolvimento infantil. As propostas poderão ser apresentadas de 21 de julho a 19 de agosto.

[Olho texto=”O ‘Criança Feliz Brasiliense’ é uma iniciativa da Sedes para apoiar as famílias em seu papel protetivo, além de ampliar a rede de atenção e cuidado para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A FAP-DF destinou orçamento de R$ 300 mil para a Chamada 001/2021, que tem os objetivos específicos de avaliar o desenvolvimento de crianças participantes do PCFB, as relações de parentalidade responsiva de cuidadores e a situação de segurança alimentar e nutricional de domicílios cujas crianças e gestantes façam parte do programa.

Avaliar também saúde mental das gestantes e mães de crianças participantes do PCFB, além de estimar o impacto do número de visitas do programa no desenvolvimento infantil; e a implementação do PCFB em relação à qualidade e fidelidade aos protocolos determinados pelo Programa Criança Feliz federal; e, por fim, fortalecer a gestão do PCFB.

O Criança Feliz Brasiliense é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e tem a finalidade de apoiar as famílias em seu papel protetivo, além de ampliar a rede de atenção e cuidado para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.

Os públicos prioritários da iniciativa são gestantes; crianças de até 3 anos e suas famílias com Cadastro Único atualizado; crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Com a seleção dos projetos que serão recomendados à Sedes, espera-se a produção de um relatório da situação do desenvolvimento na primeira infância de crianças acompanhadas pelo Programa Criança Feliz Brasiliense.

Também entre os resultados esperados estão: Guia com indicadores para monitoramento da implementação do Programa Criança Feliz Brasiliense; Guia para monitoramento e articulação de ações intersetoriais no Distrito Federal; Manual de avaliação do Programa Criança Feliz Brasiliense com estratégias para otimização dos processos e custo-efetividade baseados em evidências.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Serviço:

Chamada 001/2021 do Programa Desafio DF – Projeto Criança Feliz Brasiliense

Lançamento: 12/07/21 (DODF Nº 129)

Período de submissão de propostas: 21/07/21 a 19/08/21

Acesso ao edital na íntegra

*Com informações da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAP-DF)