16/07/2021 às 13:21

Ações especiais contemplam quilombo urbano de Ceilândia

Iniciativa faz parte da programação da Secretaria da Mulher para o Mês das Pretas, que inclui webinário, live e oficinas de capacitação

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Queremos promover essa integração entre as pastas do governo, as lideranças e espaços da comunidade” ” assinatura=”Andrea Simplicio, gerente de Diversidade da Subsecretaria de Promoção das Mulheres” esquerda_direita_centro=”direita”]

Marlene Barbosa dos Santos, 43 anos, moradora de Ceilândia há mais de três décadas, juntou as cadernetas de vacinação dos filhos, chamou os vizinhos e foi até a Casa Akotirene, quilombo urbano localizado em Ceilândia, para usufruir de um dia diferente. Lá, ela e a família tomaram a vacina contra a influenza e receberam orientações sobre higiene bucal.

As ações das quais dona Marlene participou fazem parte da programação da Secretaria da Mulher (SM) preparada especialmente para julho, quando é celebrado o Mês das Pretas. São atividades voltadas à promoção econômica, bem como à prevenção e ao cuidado da saúde de mulheres negras.

Marlene Barbosa dos Santos: “Ações como essa trazem muitas coisas boas para a nossa comunidade” | Fotos: Divulgação/Secretaria da Mulher

A visita ao quilombo foi feita em parceria com equipes da Secretaria de Saúde (SES). Houve bate-papo sobre enfrentamento à violência doméstica, saúde sexual e reprodutiva e prevenção ao câncer de mama, além de uma oficina sobre alimentação saudável.

“Queremos promover essa integração entre as pastas do governo, as lideranças e espaços da comunidade para que, cada vez mais, possamos apoiar essas mulheres, por meio da promoção da saúde e da prevenção das violências”, informou a gerente de diversidade da Subsecretaria de Promoção das Mulheres, Andrea Simplicio.

Demandas

Ao longo do dia, também foi feita a coleta de dados sobre as demandas sociais da comunidade que vive no local. Também foram apresentados os serviços e os equipamentos de acolhimento e de proteção oferecidos pela SMDF às mulheres vítimas de violência.

As mulheres puderam ser vacinadas contra influenza, fazer testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, além de aferir a pressão e a glicemia e receber orientação sobre como manter a saúde bucal. Equipes da SES também distribuíram kits de higiene dental.

“Esse evento foi muito importante, porque muitas mulheres deixam de se cuidar e perdem oportunidades por falta de informação”, disse Marlene. “Ações como essa trazem muitas coisas boas para a nossa comunidade.”

Joice Marques, diretora-geral da Casa Akotirene: “Queremos que elas saiam de uma situação de vulnerabilidade e passem a andar com as próprias pernas e a decidir seu próprio caminho”

No total, foram 44 atendimentos entre mulheres que participaram dos bate-papos e as que foram inscritas nas oficinas do projeto de capacitação Mulheres Hipercriativas, elaborado pela SM em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Também foram contabilizados mais de 100 atendimentos gerais de saúde, somando doses de vacinas aplicadas e testes rápidos.

“Nosso objetivo é criar um espaço de acolhimento e, com essa parceria com a Secretaria da Mulher, conseguir potencializar cada vez mais os serviços e trazer ainda mais mulheres para esse cenário de transformação”, disse a diretora-geral da Casa Akotirene, Joice Marques. “Queremos que elas saiam de uma situação de vulnerabilidade, de necessidade e passem a andar com as próprias pernas e a decidir seu próprio caminho.”

Quilombo urbano

Presentes em diferentes pontos do território brasileiro, os quilombos são comunidades descendentes de escravizados fugitivos onde se busca preservar as tradições ancestrais relacionadas à religião, medicina, gastronomia e arte. A Casa Akotirene é um espaço considerado por sua comunidade como um quilombo urbano.

Localizada em Ceilândia, a Akotirene foi criada no início de 2019 e tem a premissa de conceituação de um local de resistência preta. O espaço foi idealizado por mulheres negras do coletivo Afromanas, formado por Jusianne Castilho, Joice Marques e Aline Karina, a partir da necessidade de criar um local para concretizar ações e dialogar com a comunidade da região, na construção de suas próprias narrativas e no desenvolvimento de identidade afro-brasileira. Atualmente, o quilombo oferece serviços de acompanhamento psicológico e jurídico e acolhimento a cerca de 150 famílias da comunidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

 Mês das Pretas

A Secretaria da Mulher celebra, em julho, o mês de referência das lutas de mulheres negras. No dia 25, é comemorado o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Ao longo do mês, a secretaria vai oferecer uma programação recheada de ações voltadas à promoção das mulheres negras no âmbito da saúde e da autonomia econômica, com oficinas on-line de capacitação, além da live Boas práticas sobre a promoção da autonomia econômica de mulheres na América Latina, em parceria com a ONU Mulheres, e um webinário, em colaboração com a Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher do Rio de Janeiro (SPM-Rio) e a Plan International.

Confira, abaixo, a agenda completa das ações do Mês das Pretas.

? 19 a 22 – Webinário AfroEmpoderadas: autonomia econômica de mulheres negras, com SPM-Rio e Plan International
Dia 19, às 16h30 – Mesa de abertura: Juntas somos mais fortes / articulação entre RJ, DF e SP pelas mulheres
19, às 17h – Empoderamento e renda: efeitos na saúde da mulher negra
20, às 17h – Organização de finanças e princípios africanos para se pensar a emancipação de mulheres negras
21, às 14h – Trabalhos do futuro: espaços que precisamos disputar
21/07, às 17h – Meninas e mulheres negras: direito ao bem-viver
22, às 17h – Mulheres no mundo do trabalho: apontamentos sobre a média gestão e empreendedorismo

? 25 – Atividades comemorativas ao Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

? 26 – Live Promoção da autonomia econômica de mulheres negras na América Latina, com ONU Mulheres

? 27– Oficina on-line Biojoias e empreendedorismo negro

? 28 – Oficina on-line Resgate ancestral como ferramenta de empreendedorismo

? 29 – Oficina on-line Produção cultural para mulheres negras

*Com informações da Secretaria da Mulher