16/07/2021 às 17:04, atualizado em 16/07/2021 às 17:28

Mais imunização para a população em situação de rua

Em dois dias, mais 150 doses de vacina contra a covid-19 foram oferecidas para esse público

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Jardon

Durante dois dias, mais 150 doses de vacina contra a covid-19 foram oferecidas para a população em situação de rua do Distrito Federal. A imunização ocorreu na quinta-feira (15) e na sexta (16) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social do Plano Piloto (Cras Brasília). Coordenado pela Secretaria de Saúde (SES), o trabalho contou com a organização e apoio da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Foto: Divulgação/Sejus

A vacinação para esse público nas unidades da Sedes e para os trabalhadores da pasta ocorre desde 28 de junho. Até o momento, cerca de 1,4 mil receberam a primeira dose ou a dose única. A imunização foi feita nos centros Pops do Plano Piloto e de Taguatinga, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Ceilândia, nas casas de passagem e no Alojamento Provisório do Estádio Abadião, também em Ceilândia, entre outros pontos.

“Voltamos a reforçar que se trata de um público extremamente vulnerável e suscetível à contaminação pelo coronavírus e seus agravos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social substituta, Ana Paula Marra. “Por esse motivo, buscamos avançar com a vacinação dessas pessoas.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde, à medida que forem chegando mais doses da vacina Janssen, a vacinação desse grupo vai avançando. Segundo especialistas da pasta, as pessoas em situação de rua recebem a dose única (Janssen) por se tratar de um público nômade, que pode perder o cartão de vacinação e, muitas vezes, acaba não retornando para o reforço.

* Com informações da Sedes