18/07/2021 às 10:18, atualizado em 20/07/2021 às 08:59

Recanto das Emas vai ganhar 12 km de novas calçadas

Passeios reforçam a mobilidade próximo a unidades de saúde e áreas residenciais. População agradece

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A construção de calçadas para melhorar a mobilidade urbana está a todo vapor no Recanto das Emas. O trabalho conjunto entre a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a administração regional da cidade já resultou em sete quilômetros de passeios novos em 2020. Agora, mais 5 quilômetros estão sendo executados em diferentes pontos da cidade.

Cinco quilômetros de calçadas estão sendo executados em diferentes pontos da cidade| Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

[Olho texto=”Recursos empregados, de R$ 1,5 milhão, são originários de emenda parlamentar” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

As obras, que começaram nesta semana pela Quadra 310, serão estendidas para as quadras 309 e 308, a Praça da 205 e os arredores do terminal de ônibus da Quadra 511. Os recursos são originários de uma emenda parlamentar do deputado distrital Valdelino Barcelos, no valor de R$ 1,5 milhão, destinados a melhorias em infraestrutura na região administrativa.

Trinta operários de uma empresa contratada pela Novacap já trabalham duro na Quadra 310, que receberá 1,1 km de passeios com dois metros de largura. Além de concreto polido, as passagens receberão meios-fios e serão rebaixadas em alguns pontos, visando garantir a acessibilidade de moradores com necessidades especiais.

Francisco das Chagas: “Lugar sem calçada é desconfortável demais”

População aprova

Para o aposentado Francisco das Chagas, 73 anos, a reforma na frente de sua casa é um progresso. “Lugar sem calçada é desconfortável demais”, aponta. “Faltava segurança para as pessoas e também para o pessoal que se desloca de bicicleta”.

A faxineira Miriam Silva, 42 anos, reside na Quadra 311 e todo dia passa pela região. As caminhadas matinais, ela acredita, serão mais confortáveis com as novas passagens. “Quase todo dia faço exercício físico, e caminhar na calçada é muito melhor, não tem a buraqueira do asfalto”, conta. “Também acho que vai valorizar o local”.

Na sequência, as quadras vizinhas 309 e 308 serão as beneficiadas. Segundo a Coordenação de Obras e Licenciamento da Administração Regional do Recanto das Emas, o mapeamento dos locais foi feito a partir de vistorias pela cidade e pedidos da população, via ouvidoria. A expectativa é atender ainda mais regiões em 2021.

Miriam Silva acha que o local será valorizado

Calçadas prontas

Próximo às quadras 309 e 308 está localizada a Unidade Básica de Saúde 10 (UBS 10). O equipamento público já tem calçadas novas em todo o seu redor, com acessibilidade e piso tátil que auxilia deficientes visuais. Assim como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que fica na 602, a unidade de saúde recebeu as melhorias ainda no ano passado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Nossa missão é cuidar das pessoas”, reforça o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan. “As calçadas trazem qualidade de vida à população, principalmente a nossos idosos e cadeirantes. A mobilidade é essencial nos dias de hoje, e estamos nos esforçando para expandir essas melhorias por toda a cidade.”