19/07/2021 às 10:38, atualizado em 19/07/2021 às 14:08

Parceria com moradores reforma becos em Taguatinga

Duas novas passagens, localizadas na QNM 34 e na QNL 11, foram limpas e pintadas. Cerca de 50 quadras ainda vão receber os serviços

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Mais dois becos de Taguatinga Norte passaram por reformas. Antes malcuidadas, escuras e repletas de lixo e inservíveis, as passagens de pedestres agora estão limpas e pintadas. Uma está localizada no Conjunto H da QNM 34, e a outra no Bloco A da QNL 11. As obras são fruto do entrosamento entre moradores, Administração Regional e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Maria Célia Oliveira, 61 anos, moradora da QNM 34 há 40 anos, tomou a iniciativa da parceria. Ela foi até a sede da administração saber como recuperar o espaço. “Observamos a beleza que ficou o Conjunto H e resolvemos fazer aqui. Fomos informados que a comunidade precisava colaborar com parte do material e que a administração complementava, além de colocar a mão de obra. Deu muito certo”, celebra a dona de casa.

A passagem de 11 metros de largura foi toda limpa, ganhou piso em bloquetes, piquetes para delimitar o corredor e dois canteiros de flores. No chão, amarelinhas e um campinho de futebol foram pintados. A iluminação também foi trocada | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Ela mobilizou quatro vizinhos e fez uma ‘vaquinha’ para comprar dez sacos de cimento e pó de brita. Segundo Célia, o local tem muita história para contar: “A gente já viu cada coisa aqui! Até cachorro morto já jogaram no beco”.

A passagem de 11 metros de largura foi toda limpa, ganhou piso em bloquetes, piquetes para delimitar o corredor e dois canteiros de flores. No chão, um jogo de amarelinha e um campinho de futebol foram pintados. A iluminação também foi trocada.

“Agradecemos ao governo por esse cuidado. Um lugar assim alegre traz bem-estar para os moradores, pois é o ambiente em que vivemos”, afirma o aposentado Luiz Carlos Barbosa, 69 anos. “Todo dia vem criança brincar aqui, passear de bicicleta”.

Na QNL 11, a reforma do beco deu mais mobilidade ao local. Importante acesso para quem segue para o Parque Vivencial do bairro, o corredor foi limpo, nivelado, ganhou pintura nova e placas de cimento para o piso. A Novacap doou o material e dez operários – entre esses, sete reeducandos do programa Mãos Dadas da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) que participaram do trabalho.

Mais oito pedidos na fila

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o morador do Setor M Norte Carlos Oliveira, 58 anos, a reforma significa conforto e segurança para quem reside ali. “O local cheio de entulho, mato alto e muitas vezes escuro é sujeito a assaltos, né?”, questiona. “Tenho reparado que o movimento cresceu muito no bequinho depois que foi recuperado”, revela.

A boa nova se espalhou. A administração informa que, no momento, já existem mais oito pedidos de reforma dessas passagens públicas. “A procura é muito grande, o governo vai continuar fazendo essa parceria e estimo que até o final do ano a gente consiga recuperar em torno de uns 50 becos aqui em Taguatinga”, finaliza o administrador regional, Bispo Renato de Andrade.