19/07/2021 às 10:50, atualizado em 20/07/2021 às 10:31

Que tal levar para casa um bichinho de estimação?

Zoonoses tem cães e gatos disponíveis. É necessário ser maior de 18 anos e assinar termo de responsabilidade

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Há dez gatos disponíveis, sendo dois machos (um filhote) e oito fêmeas (três filhotes) | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde

Quem tem interesse em adotar um bichinho de estimação pode aproveitar a oportunidade agora. A gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses está com 16 cães aptos para adoção. São seis machos e dez fêmeas (dois filhotes). Também há dez gatos disponíveis, sendo dois machos (um filhote) e oito fêmeas (três filhotes). Os bichinhos estão disponíveis para adoção e aguardam ansiosamente por um novo lar.

Os cães já realizaram exames para leishmaniose e foram vacinados contra a raiva. Além disso, também foram tratados contra possíveis parasitas (pulgas e carrapatos).

Estão todos em excelentes condições para ser adotados. Os gatos, além de receberem a vacina contra o vírus da raiva, também foram testados para FIV e FeLV.

“As pessoas devem preencher o cadastro de interesse em adotar no site Amigos da Zoonoses. Para adotar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, ter acima de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar bem do animal”, explica o gerente de Zoonoses, Rodrigo Menna.

A adoção de um animal implica custos financeiros, pois, além de alimentá-lo, também é preciso fazer exames anuais, aplicar as vacinas necessárias e administrar vermífugo.

Os cães já realizaram exames para leishmaniose e foram vacinados para raiva. Além disso, também foram tratados contra possíveis parasitas (pulgas e carrapatos)

No caso dos cães, além de aplicar remédio contra pulgas e carrapatos, também é indicado utilizar repelente de flebótomo, conhecido como mosquito-palha (transmissor do parasita da leishmaniose visceral canina).

“São animais dóceis e considerados adultos jovens, a maioria de porte médio. Temos alguns que já são mais velhos, com até 6 anos. Todos eles estão em condições de ser adotados. São animais que foram abandonados e alguns são vítimas de maus-tratos”, explica.

O cidadão que deseja adotar um bichinho deve comparecer à Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), Lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste. O horário de visitação é das 11h às 16h, de segunda a sexta-feira.

No momento da adoção, o interessado recebe orientações quanto à guarda responsável de animais domésticos e às medidas de prevenção e controle de doenças. Antes de ser doado, cada bichinho fica em observação por dez dias e é vacinado contra a raiva. Os cães também fazem testes para identificar possíveis casos de leishmaniose.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo Menna, quem tiver interesse em castrar seu animal deve avisar na hora da adoção, pois existe uma parceria da Zoonoses com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), em que eles ligam e agendam a castração gratuitamente. “Quem tem mais pressa pode entrar em contato com alguma das clínicas parceiras da Zoonoses que cobram um valor menor pela castração”, afirma.

Os especialistas recomendam ainda levar o animal sempre ao médico veterinário para um check-up clínico anualmente, além de realizar imunoprofilaxia para prevenir as doenças infecciosas que acometem cães e gatos. Também é recomendado utilizar coleiras impregnadas com inseticidas que contenham repelentes.

* Com informações da Secretaria de Saúde