20/07/2021 às 17:22, atualizado em 21/07/2021 às 14:50

Brincadeira é salva por obra no Parque dos Jequitibás

GDF Presente realiza obra em um dia e acaba com problema de anos; equipes ainda retiraram 530 toneladas de entulhos de Sobradinho

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Foram quase 10 horas ininterruptas de trabalho da equipe do GDF Presente no Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho, para começar e finalizar o serviço no mesmo dia. O motivo era mais que justo: acabar de vez com o acúmulo de água da chuva no parquinho infantil da unidade, que está sob a gestão do Instituto Brasília Ambiental.

O serviço no parquinho infantil do Parque Ecológico dos Jequitibás resolveu a falta de escoamento da água, que encharcava o local na época das chuvas | Foto: Divulgação/GDF Presente

O serviço, que solucionou a falta de escoamento, foi realizado na semana passada. “Era um problema que se ampliava na época das chuvas. Não havia qualquer evacuação da água. Quando chovia, a areia ficava encharcada e compactada”, explica o coordenador do Polo Norte, Ronaldo Alves.

Para executar a obra em um dia, o GDF Presente contou com quatro funcionários, além de uma retroescavadeira, uma minicarregadeira Bobcat e um caminhão trucado. O parquinho foi reaberto ao público no dia seguinte à obra.

O Parque Ecológico dos Jequitibás é um espaço muito visitado, principalmente pelos moradores de Sobradinho. O espaço tem 11,2 hectares e está cheio de atrativos para quem aprecia a natureza e os passeios ao ar livre, como mata, árvores e o ribeirão Sobradinho, que passa pela região.

O GDF Presente recolheu das áreas verdes das quadras internas de Sobradinho muitos restos de galhos e entulhos, que podem gerar vetores de doenças, especialmente o mosquito da dengue | Foto: Divulgação/GDF Presente

Reforço da limpeza

A agenda de trabalho do GDF Presente em Sobradinho também contemplou um reforço nas atividades voltadas à limpeza urbana. Em uma semana, foram 530 toneladas de entulhos retirados de áreas residenciais.

[Olho texto=”“Apesar de ser uma cidade planejada, Sobradinho necessita da atenção do GDF Presente, que traz sempre melhorias para a cidade e mais qualidade de vida para os nossos moradores”” assinatura=”Abílio Castro, administrador de Sobradinho” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nas quadras 1, 3, 5 e 7, uma pá carregadeira e caminhões basculantes fizeram o recolhimento de material da construção civil descartados irregularmente. O trabalho foi complementado com a retirada manual de galhos secos. Já na quadra 13, o foco foi na retirada de lixo verde e de inservíveis.

“As áreas verdes das quadras internas de Sobradinho acumulam muitos restos de galhos e entulhos. Isso gera uma quantidade enorme de vetores de doenças, especialmente do mosquito da dengue. Então, quando a gente retira esses entulhos, a comunidade agradece”, disse Ronaldo Alves.

“Apesar de ser uma cidade planejada, Sobradinho necessita da atenção do GDF Presente, que traz sempre melhorias para a cidade e mais qualidade de vida para os nossos moradores”, disse o administrador da cidade, Abílio Castro.