23/07/2021 às 19:13, atualizado em 26/07/2021 às 08:34

Atendimento à saúde perto de casa. Conheça as UBS

DF tem 174 unidades em funcionamento com mais de 25 serviços. Entre eles, vacinação, tratamento dentário e exames preventivos

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

A família Miranda, que mora no Setor Habitacional Lúcio Costa, busca atendimento na rede pública de saúde por meio da Unidade Básica de Saúde 4 do Guará (UBS 4) e aprova o serviço. Na quinta-feira passada (22), Fernanda Xavier, 37 anos, e o marido, Eduardo Miranda, 40 anos, levaram a pequena Stella, 2 anos, para uma consulta médica.

A família de Eduardo Miranda, 40 anos, já reconhece a UBS 4, do Guará, como “porto seguro” no dia a dia da família, quando o assunto é saúde | Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

[Olho texto=”Chamadas antigamente de postos de saúde, as unidades básicas são a porta de entrada dos usuários no SUS. No Distrito Federal, são 174 UBS espalhadas por todas as regiões” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O casal estava preocupado com a tosse insistente da criança, que foi medicada pelo clínico-geral daquela unidade. A UBS 4 é o porto-seguro no dia a dia da família. “Desde que eu fiquei sabendo que estava grávida, me consulto aqui. O atendimento é muito bom, nos sentimos acolhidos”, informa. “Fiz o pré-natal na unidade, tratei meus dentes e quando tive pedra na vesícula fui encaminhada para um bom gastroenterologista. Hoje, viemos tratar a Stella”, explica Fernanda.

Chamadas antigamente de postos de saúde, as unidades básicas são a porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS). No Distrito Federal, são 174 espalhadas por todas as regiões, inclusive nas áreas rurais.

“As unidades são capazes de atender desde a gestante, passando pelo bebê até o idoso. Aqui na capital, esse modelo de atenção à saúde vem crescendo bastante desde 2017, quando foi publicada uma portaria local regulamentando a atuação ”, afirma a gerente de áreas programáticas da Secretaria de Saúde, Carine Rodrigues.

Tratamento dentário também

As equipes de saúde da família são compostas geralmente por uma médico de família, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde – aqueles que batem na porta do cidadão, fazem um cadastro e o primeiro acolhimento. Mas, podem contar ainda com apoio de psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, que integram os núcleos ampliados de saúde (NASFs).

[Olho texto=”“O esforço aqui é grande para atender a família como um todo. E percebemos, muitas vezes, que a pessoa não sabe nem a metade do que podemos oferecer para a saúde dela”” assinatura=”Henrique Guimarães, gerente de serviços de atenção primária da UBS 4 do Guará” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na UBS 4, localizada no Lúcio Costa, são duas equipes para o atendimento familiar e mais uma para a saúde bucal. Sim, é possível cuidar do sorriso na unidade. A média de consultas gerais é de 850 por mês, conforme lembra o gerente de serviços de atenção primária da unidade, Henrique Guimarães.

“Quando a gente tem essa proximidade com a população e conhece os problemas de saúde mais comuns do seu território, conseguimos trabalhar com a promoção da prevenção, evitando assim mais adoecimentos”, pontua Henrique. No momento, a unidade é também um movimentado ponto de vacinação contra a covid-19.

““O esforço aqui é grande para atender a família como um todo”,  Henrique Guimarães, gerente de serviços de atenção primária da UBS 4 do Guará | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Unidades são referenciadas

Cada brasiliense tem um posto de referência próximo à sua casa e é ali onde deve se consultar. Já as vacinas, tanto para crianças e adultos, são para toda a comunidade, independente da UBS. Se necessário um especialista em determinada área médica, é feito o encaminhamento para uma policlínica ou hospital.

A marcação de consulta é feita de forma presencial. “Isso porque fazemos a chamada triagem, uma escuta qualificada sobre qual é a necessidade do paciente. A partir daí, podemos agendar ou atender de forma emergencial”, explica Henrique. O Cartão Nacional do SUS (CNS), exigido na rede pública, também é feito na hora. “O esforço aqui é grande para atender a família como um todo. E percebemos, muitas vezes, que a pessoa não sabe nem a metade do que podemos oferecer para a saúde dela”, finaliza.

Saiba aqui onde fica a UBS mais próxima de você