27/7/21 9:16
Atualizado em 27/7/21 às 15:46

Tutores aprovam o agendamento eletrônico do Hospital Veterinário

Em uma semana de funcionamento, foram realizados 220 agendamentos nesta modalidade

Ao fim de uma semana do início da transição do agendamento presencial para o eletrônico no Hospital Veterinário Público (Hvep), administrado pelo Instituto Brasília Ambiental, foram realizados 220 agendamentos nesta modalidade. A avaliação, por parte dos usuários, é positiva. “O sistema de agendamento on-line é muito prático. O acesso é fácil. Na primeira tentativa já consegui”, afirma o tutor da cadela Minnie, Glaucon Souza.

Glaucon ressalta que sua experiência com o agendamento eletrônico Agenda-DF e o atendimento no Hvep foram muito boas. “Você entra no site da Ouvidoria, faz o login e, automaticamente, entra no site do Agenda-DF e faz seu cadastro. Quero aproveitar para agradecer ao Brasília Ambiental e ao GDF por manterem esse espaço de atendimento veterinário gratuito. O corpo administrativo do hospital é muito gentil, e o corpo de médicos veterinários, excelente. Estão todos de parabéns”, destaca.

O sistema eletrônico no Hvep é uma parceria do órgão ambiental com a Secretaria de Economia, que idealizou o agendamento via Agenda-DF | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Outro tutor que fez questão de registrar sua satisfação com a iniciativa é Adriano Macedo de Souza, responsável pelo cão Gucci. “Antigamente tínhamos que vir muito cedo e ficar numa fila grande. O agendamento eletrônico facilitou muito a vida de quem é tutor, até porque é uma coisa rápida. Não demorei nem cinco minutos fazendo o agendamento. E o atendimento ocorreu certinho no dia e hora marcados”, destaca.

A tutora da cadela Mel, Lorrane Tavares, também gostou da novidade. Ela conta que antes tentou levar Mel para uma consulta no Hvep, mas não conseguiu.

“As pessoas chegam muito cedo. Não sabia que era assim. Aconteceu que, devido à situação da Mel não ser grave, não consegui o atendimento, porque as vagas que tinham naquele dia foram destinadas a emergências, que eram muitas. Porém, vi nas mídias sociais que seria instituída a marcação eletrônica, e no dia em que começou consegui o agendamento. Cheguei ao hospital um pouco antes do horário e fui logo atendida. Tive um ótimo atendimento”.

O sistema eletrônico no Hvep é uma parceria do órgão ambiental com a Secretaria de Economia, que idealizou o agendamento via Agenda-DF, e conta com o apoio da Associação Nacional de Clínicos de Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa) de São Paulo.

Atendimento

O Hvep permanece no processo de transição, destinando 50% dos agendamentos para a modalidade eletrônica e 50% para a presencial. Para o agendamento eletrônico, os tutores de animais devem seguir os seguintes passos: fazer o cadastro na Ouvidoria do Distrito Federal, pelo site www.ouv.df.gov.br  (quem já tiver pode passar direto para o segundo passo); acessar o site https://agenda.df.gov.br, clicar no ícone do Brasília Ambiental, escolher entre as opções “Clínica médica”, “Clínica cirúrgica” ou “Ortopedia”, verificar data e horário disponível e escolher.

Assim que for feita a escolha, o atendimento estará agendado e aparecerão na página algumas instruções importantes para o dia do atendimento. Essas informações serão também enviadas para o e-mail do tutor.

Quem ainda não tem cadastro na Ouvidoria pode acessar o site www.ouv.df.gov.br ; clicar no botão “Entrar” (no canto superior à direita de quem está de frente para a tela); selecionar a opção “Pessoa Física”; clicar em “Criar uma conta”; informar o CPF; preencher o cadastro e finalizar, clicando em “salvar”.

Os gestores do serviço destacam que os agendamentos de retorno devem ser feitos no balcão do Hvep. Finalizado o atendimento, o tutor já deve passar na recepção e marcar o retorno.

*Com informações do Brasília Ambiental