28/07/2021 às 17:09, atualizado em 28/07/2021 às 17:24

Samambaia recebe Museu Itinerante de Drogas até sábado (31)

Ônibus com o projeto está no estacionamento da Feira Permanente, na quadra 202 Norte. Visitas são direcionadas para maiores de 12 anos

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Moradores de Samambaia podem visitar até este sábado (31) o Museu Itinerante de Drogas, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A ação integra programação do Cidade da Segurança Pública (CSP), projeto que está sendo realizado na cidade pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). As visitas são guiadas por policiais e têm duração média de dez minutos. O ônibus fica no estacionamento da Feira Permanente, na quadra 202 Norte.

Criado há 20 anos, o museu integra a estrutura do Centro Piloto de Educação e Prevenção ao Uso de Drogas e Violências, da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), no Riacho Fundo II. Somente é permitida a entrada de até dez pessoas por vez | Foto: Divulgação/SSP-DF

Os protocolos de segurança sanitária serão observados durante as visitas, que poderão ser feitas das 9h às 14h. “Somente será permitida a entrada de até dez pessoas por vez e as medidas de distanciamento social deverão ser respeitadas, como uso obrigatório de máscara facial e álcool gel nas mãos, para resguardar a população e os policiais”, enfatiza o chefe do Centro Piloto de Educação e Prevenção ao Uso de Drogas (Cepud), Wesley Bomfim.

As visitas são direcionadas para maiores de 12 anos. “Explicamos o efeito dos entorpecentes e, por isso, não indicamos a visita para crianças menores. Reforçamos, ainda, os fatores de proteção e risco e os respectivos contextos individuais, familiares e sociais na prevenção ao uso de drogas”, completa Bomfim.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O museu

Criado há 20 anos, o museu integra a estrutura do Centro Piloto de Educação e Prevenção ao Uso de Drogas e Violências, da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), localizada no Riacho Fundo II. Alinhada às Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do uso de Drogas, a PCDF trabalha com o objetivo de aumentar os fatores de proteção e diminuir os fatores de risco, a fim de evitar ou retardar o início do uso de drogas.

Outra forma de conhecer o museu é acessando o site do Museu de Drogas para obter informações sobre drogas, visitas e ajuda ao dependente químico e seus familiares.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF