29/07/2021 às 18:07, atualizado em 29/07/2021 às 18:13

Quadra 4 do SCS será renovada, com foco no bem-estar

Obras vão melhorar calçadas, rampas, estacionamentos e travessias de um dos locais mais movimentados de Brasília

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“A proposta vem recuperar os espaços públicos degradados, que geram insegurança ao pedestre” ” assinatura=”Giselle Moll, secretária executiva de Planejamento e Preservação da Seduh” esquerda_direita_centro=”direita”]

A reforma do Setor Comercial Sul (SCS) do Plano Piloto deu um passo importante nesta quinta-feira (29). A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) aprovou o projeto de requalificação da Quadra 4 da região, que prevê mais espaços de convivência, arborização e melhorias na acessibilidade, com um novo padrão de calçadas, rampas, estacionamentos e travessias de pedestres.

A aprovação do projeto foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e atende uma demanda antiga da cidade, estudada com cuidado pela Seduh. “A proposta vem recuperar os espaços públicos degradados da Quadra 4 do setor, que geram insegurança ao pedestre”, resume a secretária executiva de Planejamento e Preservação da pasta, Giselle Moll.

O projeto prevê a instalação de espaços com mesas e cadeiras entre alguns canteiros | Projeção: Seduh

[Olho texto=”“Vamos continuar trabalhando incansavelmente neste processo de recuperação da cidade há muito abandonada pelas gestões anteriores”” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Estão previstos espaços de estar e permanência para os frequentadores do local. Ao aproveitar os amplos canteiros gramados com árvores e palmeiras entre as quadras 3 e 4, serão criadas áreas com pavimentação diferenciada e mobiliário urbano, como bancos e mesas. “Assim, busca-se requalificar esse espaço e criar áreas de permanência a todos que circulam pela região”, explica Giselle.

“A reforma da Quadra 4 do SCS é mais uma etapa do projeto de recuperação do Plano Piloto implementado pelo governador Ibaneis Rocha”, reforça o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “É o caso da W3 Sul, do Setor de Rádio e TV Sul, do Setor Hospitalar Sul e do próprio Setor Comercial Sul, onde estamos reformando a Praça do Povo. Vamos continuar trabalhando incansavelmente neste processo de recuperação da cidade há muito abandonada pelas gestões anteriores.”

A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, ressalta a importância desse trabalho: “Todas as intervenções que estão sendo feitas por etapas no SCS e na W3 têm como objetivo o resgate da importância histórica dessas áreas para a cidade, para a população e para o comércio, com os ajustes para necessidades atuais como acessibilidade, segurança e espaços de convivência comunitária”.

Acessibilidade

A proposta inclui alguns pontos para que os comerciantes possam colocar mesas e cadeiras soltas, como apoio aos estabelecimentos comerciais existentes. Isso possibilitará o uso diferenciado em dias e horários em que o Setor Comercial Sul tem menor movimento, como nos fins de semana. O objetivo é estimular a frequência do uso dos espaços públicos e melhorar a segurança e o bem-estar na região.

Também está prevista a criação de novas rotas acessíveis e melhoria da qualidade dos pavimentos, para facilitar a acessibilidade de pedestres em geral e pessoas com mobilidade reduzida, em especial com a padronização das calçadas, construção de rampas acessíveis e instalação de pisos táteis.

Além disso, os estacionamentos serão reorganizados, com previsão de vagas para deficientes físicos, idosos e motocicletas. Esse redimensionamento é necessário, já que atualmente as vagas são desordenadas e fora das dimensões previstas em legislação. A aprovação era o último passo a ser concluído pela Seduh, que encaminhará o projeto de requalificação à Secretaria de Obras. A pasta será responsável por executar as reformas na Quadra 4 do SCS.

Adote uma Praça

A iniciativa privada poderá participar do projeto de uma parte das modificações propostas para o local, por meio do programa Adote uma Praça, da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe).

“Os interessados, incluindo os comerciantes do local, poderão se candidatar e escolher qual trecho da quadra pretendem ‘adotar’”, informa o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Recondo. Para se candidatar, é preciso dar entrada com o pedido na Administração Regional do Plano Piloto. “São várias formas de contribuir, tanto com pequenas obras quanto com a manutenção do espaço”, explica o subsecretário.

Lançado em maio de 2019, o Adote uma Praça prevê a parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o setor produtivo para a manutenção e melhoria de áreas verdes, parques urbanos, praças, jardins, pontos turísticos, monumentos, entre outros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Melhorias no SCS

As reformas do Setor Comercial Sul são executadas em etapas. Estão em andamento as obras na Praça do Povo, com investimento em iluminação nova e reformas no piso, que proporcionam mais acessibilidade aos pedestres. O projeto abrange paisagismo, obras complementares, drenagem, calçadas e mobiliário urbano.

Neste momento, a Seduh também trabalha para aprovar o projeto urbanístico de reforma da Quadra 6 do SCS, que prevê mudanças de piso, mais acessibilidade e melhorias no entorno da quadra, com uma completa remodelação e renovação dos estacionamentos.

A iniciativa faz parte de um programa que estenderá as obras a áreas centrais de Brasília, como os setores Comerciais, Bancário, de Autarquias, Hoteleiros, de Diversões, de Rádio e Televisão e de Recreação Pública Norte. A estratégia está prevista no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) do Distrito Federal.

Confira aqui a íntegra da aprovação do projeto publicada no DODF.

 

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação