30/07/2021 às 18:12, atualizado em 31/07/2021 às 12:20

Usuários do acesso à Escola Olhos d’Água terão mais segurança

Cerca de 300 pessoas serão beneficiadas com a melhoria viária, que compreende a pavimentação de 500 metros

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Com a proximidade da volta às aulas presenciais da rede pública de ensino, a comunidade que integra a Escola Classe Olhos d’Água, na área rural do Taquari, está prestes a receber uma melhoria viária. A pavimentação de um trecho de 500 metros vai beneficiar aproximadamente 250 alunos e 50 servidores do colégio.

[Olho texto=”“Essa obra significa que as crianças não terão mais que conviver com a poeira e com a lama para chegarem à sala de aula” ” assinatura=”Maria de Lourdes Abreu, tia de uma aluna” esquerda_direita_centro=”direita”]

O serviço é executado por administração direta, ou seja, com recursos e maquinário próprios do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), e conta com a força de trabalho de 12 operários. Até o momento, a obra se encontra na fase de terraplenagem, o que representa aproximadamente 15% da execução dos serviços programados.

Na sequência, serão trabalhadas as etapas de base e a sub-base e a implantação da capa asfáltica nos 500 metros que abrangem a área. A estimativa é que sejam aplicadas aproximadamente 347 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ). Posteriormente será implantada sinalização horizontal e vertical.

Atualmente na fase de terraplanagem, obras têm a previsão de utilizar 347 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ) | Foto: Divulgação/DER

“A colocação de asfalto era um desejo de todos”, comenta a comerciante Maria de Lourdes Abreu, que tem uma sobrinha na escola. “Essa obra significa que as crianças não terão mais que conviver com a poeira e com a lama para chegarem à sala de aula.”

[Olho texto=”“Essas intervenções vão garantir que as crianças cheguem às escolas com mais segurança, comodidade e, sobretudo, com mais dignidade” ” assinatura=”Cristiano Cavalcante, superintendente de Obras do DER” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Caminhos mais acessíveis

A obra em andamento na Escola Classe Olhos d’Água faz parte de uma série de melhorias programadas para facilitar a chegada e a saída aos estabelecimentos de ensino. Nos próximos dias está previsto o lançamento do programa Caminho das Escolas.

O convênio entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) terá, em sua primeira etapa, um investimento de R$ 40 milhões para a melhoria de 20 km de acessos às escolas Almécegas (VC-505), Córrego do Ouro (DF-330), Catingueiro (DF-205), Sonhém de Cima (VC-201), Lobeiral e Queima Lençol (DF-326), em Sobradinho.

O superintendente de obras do DER, Cristiano Cavalcante, reforça: “Essas intervenções vão garantir que as crianças cheguem às escolas com mais segurança, comodidade e, sobretudo, com mais dignidade. Essas obras também proporcionarão maior cuidado em relação à saúde das crianças, que não terão de se preocupar mais tanto com a poeira quanto com a lama”.

*Com informações do DER