03/08/2021 às 21:21

Aberto chamamento público para prestação de serviço veterinário

Brasília Ambiental pretende ampliar atendimentos, descentralizá-los e incluir novas especialidades no Hvep

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Instituto Brasília Ambiental deu início ao chamamento público que visa celebrar parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSC) para executar o serviço veterinário do Hospital Público (Hvep), localizado no Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga. O edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) tem como principal novidade a expansão do Hvep.

Com a capacidade de atendimento já duplicada, o Hvep terá ainda a garantia de implementação de 300 diárias de internação| Fotos: Divulgação Brasília Ambiental

A medida faz parte do conjunto de melhorias que o Governo do Distrito Federal (GDF) planejou para o hospital. As novidades começaram com a ampliação da oferta de vagas, que aumentou a distribuição diária de 50 para 100 senhas em abril deste ano. Também com a possibilidade de realização de cirurgias ortopédicas e com a ampliação do centro cirúrgico.

Recentemente, a unidade iniciou a fase de testes para possibilitar o agendamento eletrônico de consultas. “É a consolidação de um serviço de excelência. Serão investidos mais de R$ 8 milhões por ano na implantação de melhorias significativas no hospital”, destaca o secretário-geral do Brasília Ambiental, Thúlio Cunha Moraes.

[Olho texto=”“Serão investidos mais de R$ 8 milhões por ano na implantação de melhorias significativas no hospital”” assinatura=”Thúlio Cunha Moraes, secretário-geral do Brasília Ambiental” esquerda_direita_centro=”direita”]

O novo edital traz um incremento de atendimento de 50% em cima do que é feito hoje e novas especialidades passarão a ser oferecidas. Na atual parceria, o serviço veterinário oferece à população consultas de clínicas geral, cirúrgica e ortopédica, além da administração de medicamentos, exames laboratoriais, radiografias, curativos, entre outros.

Após a nova seleção, o Hvep passará a oferecer, além do que já é disponibilizado, consultas oncológicas, oftalmológicas, cardiológicas e dermatológicas. “Além de aumentar a quantidade, estamos qualificando as vagas. O serviço será mais efetivo”, destaca o coordenador da Comissão de Seleção, Fernando César Medeiros.

Mas não para por aí. As mudanças também vão garantir a implementação de 300 diárias de internação. “A partir do novo edital, em alguns casos especiais, o animal poderá ficar internado. Entendemos que isso vai proporcionar qualidade de vida para o pet e para o seu tutor, que às vezes mora longe do Hvep e tem que pegar transporte coletivo com o bichinho operado”, ressalta Medeiros.

Entre os itens que contam pontuação para a seleção está a capacidade técnica do profissional que ficará à frente da gestão

Descentralização

Outra novidade é a possibilidade da descentralização do serviço. “Percebemos que regiões mais distantes não utilizam tanto os serviços do Hvep. Analisando que a maioria do público usuário do serviço é composta por pessoas de baixa renda, percebemos que a distância pode ser um fator limitador para vários cidadãos”, explica o coordenador.

Ainda de acordo com ele, a ideia para a descentralização é utilizar uma unidade móvel que o Brasília Ambiental já dispõe e realizar ações simples como consultas, curativos, entre outros.

O edital prevê ainda a construção de mais um prédio para o Hvep, no mesmo local. O projeto já existe, cabendo a nova parceria apenas executá-lo, o que pode ser feito da forma inicial ou, ainda, acrescentando itens de sustentabilidade a proposta. A ação pode render pontos a mais no processo de seleção das instituições candidatas.

Seleção

E, por falar em pontuação para a seleção, na ordem, o primeiro item que pontua nas propostas concorrentes do edital são as informações sobre como será oferecido o atendimento. Nessa questão, há uma série de itens obrigatórios. O segundo item é a condição de executar a obra do prédio novo. O terceiro, a condição de viabilizar a descentralização do atendimento. E o quarto, a capacidade do responsável técnico, profissional que estará à frente da gestão do Hvep.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A instituição campeã do certame realizará os atendimentos por um período de cinco anos. Os interessados terão até o dia 3 de setembro para enviar propostas para o e-mail hvep@ibram.df.gov.br. Após a análise, o vencedor, além dos documentos exigidos, deverá apresentar o plano de trabalho que detalhe como o projeto será posto em prática. Clique aqui e confira todos os detalhes do edital e demais documentações para participação no chamamento público.

*Com informações do Brasília Ambiental