03/08/2021 às 19:32, atualizado em 03/08/2021 às 21:31

Uma semana de trabalhos e quase 4 mil atendimentos à população

Ação, que terminou neste domingo (1º), registrou ainda 321 aborgadens policiais e 423 ações de monitoramento a sentenciados penais

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Lançado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) em Samambaia, o projeto itinerante Cidade da Segurança Pública foi finalizado neste domingo (1º) com ações de policiamento e fiscalização. Até sábado (31), foram realizados quase 4 mil atendimentos de promoção da cidadania e orientações, como emissão de carteira de identidade e de trabalho e serviços oferecidos pelas forças de segurança e por demais órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

As ações voltadas para promoção da cidadania ocorreram até sábado (31), na base montada na Feira Permanente de Samambaia, somando 3.757 atendimentos | Fotos: Divulgação SSP-DF

A cidade também contou com a edição de aniversário da Operação Quinto Mandamento, que resultou na abordagem de mais de 300 pessoas entre a última sexta-feira (30) e domingo (1º). Durante a semana, foram entregues instrumentos musicais à escola de gestão compartilhada da região, o Centro de Ensino Fundamental 407. Veículos abandonados foram retirados das ruas, por meio da Operação DF Livre de Carcaças, e quase 500 toneladas de lixo foram recolhidas.

[Olho texto=”“Foram dias intensos de trabalho e de proximidade muito grande com a população local”” assinatura=”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As forças de segurança – polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Detran-DF – reforçaram o efetivo e ações na região, com apoio de instituições parceiras, como a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), que reforçou a fiscalização de apenados, e, ainda, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio de ações de fiscalização de trânsito.

“Foram dias intensos de trabalho e de proximidade muito grande com a população local, o que atende o direcionamento do governador Ibaneis Rocha em se fazer um governo horizontal e próximo da população do Distrito Federal”, afirma o secretário de Segurança, delegado Júlio Danilo.

De acordo com secretário, o principal foco da CSP é o aumento do policiamento e de ações de repressão e prevenção da criminalidade, junto à promoção da cidadania. “Dessa forma, preparamos uma programação especial e verificamos uma participação muito grande dos moradores no dispositivo montado na feira permanente da cidade.”

[Numeralha titulo_grande=”300″ texto=”pessoas foram abordadas pela Operação Quinto Mandamento, entre sexta (30) e domingo (1º)” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Foram praticamente mil pessoas atendidas diariamente. Isso mostra que a programação definida a partir do levantamento prévio realizado foi bastante satisfatória, pois conseguimos identificar as necessidades apresentadas pela região”, avalia o secretário.

A CSP integra o programa estruturante da Segurança Pública local – O DF Mais Seguro e conta com participação ativa e integrada, das forças de segurança e demais órgãos e instituições parceiras. Nesta edição, contou com atuação das secretarias da Mulher (SM), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedes), do Trabalho (Setrab) e DF Legal; do Banco de Brasília (BRB), Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Caesb, Sesi, Administração Regional de Samambaia, Instituto Embelleze e Neoenergia BSB.

Acompanhado da equipe de gestores da SSP-DF, Júlio Danilo visitou todos os equipamentos de Segurança Pública de Samambaia. “Esse contato mais próximo foi essencial para implementação do projeto na região, para reavaliação de rotinas para emprego operacional e para entender melhor a estrutura e o funcionamento de delegacias e batalhões. Tivemos um retorno muito positivo dessas visitas, realizadas como apoio e acompanhamento dos chefes de cada corporação”, ressalta.

A segurança na área foi reforçada por meio do batalhão local e de tropas especializadas

Confira um balanço da Cidade da Segurança Pública em Samambaia:

Mais segurança

Para alcançar um dos principais objetivos da CSP, que é a redução dos índices criminais, foi realizada a Operação Quinto Mandamento, entre sexta-feira (30) e domingo (1º). Foram empregados 259 servidores, que chegaram a realizar 321 abordagens pessoais. “Este foi mais um reforço no policiamento, independentemente das ações ordinárias de cada força de segurança”, explica o secretário Executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves.

A PMDF, por meio do batalhão local – o 11º – e tropas especializadas, como o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), batalhões de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), reforçou o policiamento na área.

[Olho texto=”“Com a ação durante a ‘CSP’, chegamos à marca de 100 veículos abandonados retirados das ruas da região, desde o lançamento (da operação DF Livre de Carcaças)”” assinatura=”Marcelo Batista, coordenador dos Conselhos de Segurança da SSP/DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Distribuímos policiais em todo o perímetro. Além dos militares lotados no batalhão, contamos com apoio de tropas especializadas e de alunos do Curso de Formação de Praças (CFP VII) e cadetes, por meio do estágio supervisionado. Realizamos ações de fiscalização de veículos em entradas e saídas da região, junto aos órgãos de trânsito locais e da PRF, devido à proximidade com a BR-060”, explica o comandante do 11º Batalhão da PMDF, responsável pela região, tenente-coronel Luciano Araújo.

Por meio da Gerência de Fiscalização de Custodiados (Gefic), a Seape intensificou o monitoramento de imposições penais de sentenciados – regime aberto, prisão domiciliar, livramento condicional e regime semiaberto beneficiado com trabalho externo. Os policiais penais realizaram 423 fiscalizações.

Limpeza da cidade

A Unidade de Políticas Públicas (UPP), da SSP-DF, realizou a identificação prévia de desordens – como lixo e entulho descartados incorretamente, mato alto e falta de iluminação adequada.

Por meio das ações realizadas pela Administração Regional e SLU, alinhados aos órgãos do GDF, foram recolhidas 466 toneladas de entulho, inservíveis e restos de poda de árvores. A cidade recebeu também aumento de varrição de ruas, lavagem de paradas de ônibus e de monumentos, manutenção das bocas de lobo e retirada de plantas que estavam invadindo o asfalto.

A grande participação da população foi um dos pontos positivos da ‘CSP’ em Samambaia

A Operação DF Livre de Carcaças também fez parte das ações de limpeza da cidade. Foram retiradas dez carcaças. “Já estivemos outras vezes em Samambaia. Com a ação durante a Cidade da Segurança Pública, chegamos à marca de 100 veículos abandonados retirados das ruas da região, desde o lançamento, em fevereiro de 2020”, completa o coordenador dos Conselhos de Segurança na SSP/DF, Marcelo Batista.

A ação é essencial para a cidade, como afirma o administrador local Gustavo Aires. “As equipes da DF Livre de Carcaças já estiveram em Samambaia e essa ação tem contribuído fortemente com a redução dos casos de dengue. Também incide na maior sensação de segurança dos moradores.”

O Detran ainda intensificou as ações de engenharia de trânsito na cidade, com revitalização da sinalização horizontal e vertical, especialmente as faixas de pedestres. ”Já vínhamos mapeando a área de Samambaia e estamos realizando os ajustes finais, com a pintura e revitalização de sinalização de trânsito, principalmente em frente às escolas, com foco no retorno às aulas que ocorrerá nos próximos dias”, ressalta o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto.

[Olho texto=”“Foram dias muito gratificantes, pois a população participou ativamente das atividades, o que mostra que conseguimos, de fato, captar as necessidades dos moradores”” assinatura=”Sávio Ferreira, subsecretário de Prevenção à Criminalidade” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Atendimentos

As ações voltadas para promoção da cidadania ocorreram até sábado (31), na base montada na feira permanente. Durante quatro dias, entre 9h e 14h, foram realizados 3.757 atendimentos, entre emissão de carteiras de identidade e de trabalho, orientações realizadas sobre programas das forças de segurança – como Deam Móvel, Provid e Proerd, palestras, oficinas, visitas ao Museu Itinerante de Drogas, ações educativas, impressão de segunda via de conta luz, entre outros.

“Definimos a programação por meio de um estudo prévio que mostrou as necessidades da região. Foram dias muito gratificantes, pois a população participou ativamente das atividades, o que mostra que conseguimos, de fato, captar as necessidades dos moradores”, comemora o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira.

Instrumentos musicais

Como parte das ações do programa CSP, foram entregues os primeiros instrumentos musicais destinados às escolas cívico-militares do Distrito Federal. O Centro de Ensino Fundamental 407 (CEF 407) recebeu 72 equipamentos, entre flautas, surdos e clarinetes. O material será utilizado para aulas e formação de bandas musicais e orquestras nas unidades escolares no retorno das aulas presenciais, marcado para agosto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Reunião com empresários

Representantes do setor produtivo de Samambaia puderam apresentar ao secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, e ao administrador regional de Samambaia, Gustavo Aires, as principais necessidades da área no aspecto da Segurança Pública. “Foi uma oportunidade de conhecer melhor as necessidades as principais necessidades do setor para que, juntos, sejam definidas alternativas eficientes para garantir mais segurança na região”, diz o secretário.

Enfrentamento à violência doméstica e familiar

Como parte das ações de enfrentamento da violência doméstica e familiar da CSP, foi realizado um encontro com lideranças religiosas de Samambaia. O objetivo foi dar início à capacitação de líderes e articuladores sociais para que saibam identificar situações de violência e para dar encaminhamentos à rede de atendimento e de denúncia, quando necessário.

“A ação integra a Aliança Distrital de Instituições Religiosas e Sociais, projeto lançado pela SSP-DF em fevereiro deste ano. Essas lideranças, após capacitação, poderão atuar como multiplicadores no enfrentamento à violência de gênero, pauta prioritária para a Segurança Pública e para o GDF. Essas pessoas atuam de forma muito próxima à população, sendo, sem dúvida, uma forma de fortalecimento das ações e serviços já empregados”, destaca o secretário.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública