04/08/2021 às 12:00, atualizado em 04/08/2021 às 18:15

Condomínio La Font, no Paranoá, ganha rede de esgoto

A área recebeu cerca de oito mil metros de ramais condominiais e dois mil metros de redes públicas

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entregou a população mais um sistema coletor de esgotos. Os beneficiados são os moradores do condomínio La Font, no Paranoá. O local recebeu um sistema composto de redes coletoras de esgotos, ramais condominiais e estação elevatória.

[Olho texto=”Os esgotos coletados na região serão tratados na Estação de Tratamento de Esgotos do Paranoá” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Serão beneficiados cerca de dois mil habitantes, nos 426 lotes atendidos. Esta obra terá grande impacto na qualidade de vida da população. O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges, explicou que a Companhia tem investido continuamente na expansão da rede de esgotamento sanitário no Distrito Federal.

“Com esses investimentos será possível desativar as fossas sépticas do interior dos lotes e ter a garantia do funcionamento adequado das redes coletoras. Isso contribui para o meio ambiente e para a qualidade de vida do usuário, uma vez que você elimina a possibilidade da presença de esgoto nas ruas e a ocorrência de odores”, afirma o diretor.

A área que está sendo atendida recebeu cerca de oito mil metros de ramais condominiais e dois mil metros de redes públicas, totalizando mais de dez mil metros de redes executadas. Foi ainda implantada uma estação elevatória para bombear os esgotos para o sistema de tratamento, equipada com dispositivos de emergência no caso de panes e monitoramento e controle à distância. Os esgotos coletados na região serão tratados na Estação de Tratamento de Esgotos do Paranoá.

Interligação à rede de esgoto e seu uso correto

Com a entrega da obra, os moradores do La Font ficam autorizados a interligar suas redes internas à rede coletora de esgoto. De acordo com o gerente de Mobilização Comunitária da Caesb, César Rissoli, técnicos da Companhia têm visitado cada lote e explicado o funcionamento do novo sistema.

“No momento da visita entregamos o comunicado de autorização da ligação e fornecemos o prazo de 30 dias para que o morador faça o procedimento. Além disso, também entregamos o material de orientação ao cliente, como folders e cartilha”, explica.

[Olho texto=”A população também não deve jogar lixo no vaso sanitário ou óleo de fritura na pia, por exemplo. As medidas previnem o entupimento da rede coletora e o consequente retorno do esgoto para dentro dos imóveis” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Cerca de 56% dos lotes do Condomínio La Font já estão regulares e o cadastro dos clientes já foi encaminhado à área comercial. Nesse caso, o cliente é orientado a desviar a tubulação da casa, que chega à fossa, para a caixa que a Caesb construiu e, posteriormente, aterrar a fossa.

Segundo o gerente César Rissoli, nos outros 44% dos lotes, as redes estão disponíveis, mas existe algum tipo de pendência. “São lotes que possuem alguma pendência nas instalações internas das residências e que serão atendidos na medida em que se adequarem. Outros casos são de unidades que estavam fechadas e que não foi encontrado nenhum responsável para receber o comunicado de autorização. Para estes, os técnicos da Caesb irão retornar aos lotes em horários alternativos, como à noite ou final de semana, para tentar contatar o cliente”, reforça o gerente. 

A Caesb alerta a população sobre os cuidados que devem ser redobrados no uso correto das redes de esgoto. Lançar água da chuva na rede é ilegal e gera inúmeros prejuízos ao meio ambiente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A população também não deve jogar lixo no vaso sanitário ou óleo de fritura na pia, por exemplo. As medidas previnem o entupimento da rede coletora e o consequente retorno do esgoto para dentro dos imóveis. O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.

* Com informações da Caesb