04/08/2021 às 19:44, atualizado em 04/08/2021 às 19:45

Servidor tem novo prazo para participar de especialização

Destinado a profissionais da Educação, curso de Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas aceita inscrições até sexta-feira (6)

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Arte: Divulgação/Funab

As inscrições para a especialização Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas foram prorrogadas e podem ser feitas até sexta-feira (6). Na última segunda-feira, houve retificação no edital publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), que prorrogou o prazo para confirmar a participação no curso e ampliou os requisitos para os interessados na formação.

[Olho texto=”Aulas serão ministradas no formato telepresencial” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O público-alvo é composto por servidores públicos civis estáveis, ocupantes de cargo de provimento efetivo, pertencentes à carreira de magistério público do Distrito Federal; titulares do cargo de professor de educação básica de área específica; profissionais em exercício nas unidades escolares que ofertam o terceiro ciclo do ensino fundamental ou estejam lotados nos níveis intermediário, central ou  Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape); e profissionais que não usufruíram, nos últimos dois anos, de afastamento remunerado para estudos, atestado por meio de autodeclaração apresentada no ato da inscrição.

A iniciativa é uma contrapartida do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), prevista no escopo do projeto de pesquisa Uma Universidade Distrital, fruto de parceria com a Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF), antiga Funab, e fomentado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O curso

Ofertado pela Escola Superior de Gestão (ESG) e pela UnDF em parceria com o Cebraspe, o curso terá aulas ministradas no formato telepresencial. Ao todo, serão 42 vagas, podendo os interessados se candidatar por meio do site da Cebraspe.  O início da capacitação está previsto para o dia 30 deste mês.

Serão 360 horas de carga horária dos módulos, acrescidos de 42 horas de trabalho de conclusão de curso, totalizando um período de 12 meses. Tendo como matriz as metodologias ativas, os profissionais serão divididos em três turmas, cada uma com 14 participantes, acompanhadas por um tutor, de modo telepresencial, e pelo professor formador do módulo.

O objetivo geral da especialização é desenvolver práticas pedagógicas interdisciplinares, por meio de metodologias ativas e de estratégias didáticas diversificadas, para atuação docente, no processo de ensino e aprendizagem para o terceiro ciclo do ensino fundamental.

Essas práticas serão pautadas nos eixos Conhecimento e pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural e comunicação, Cultura digital, trabalho e projeto de vida, Argumentação, autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação e Responsabilidade e cidadania.

Confira aqui todas as informações referentes à especialização e à prorrogação do prazo no edital do Cebraspe.

*Com informações da Funab