05/08/2021 às 10:58, atualizado em 05/08/2021 às 13:48

Kawan Pereira entra para história olímpica brasileira

Aluno do Centro de Ensino Médio da Asa Norte compete nesta sexta-feira (6) na modalidade de saltos ornamentais

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A história de Kawan Figueiredo Pereira se destaca da jornada de milhares de estudantes brasileiros. Aluno do Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean), o jovem de 19 anos iniciou a carreira de atleta como jogador de futebol society. Participou de treinos como capoeirista, mas se encontrou nas plataformas e trampolins dos saltos no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) do Gama.

De iniciante nas piscinas do COP, Kawan participou de competições cada vez avançadas. O esforço foi recompensado. Ao participar  da Copa do Mundo de saltos ornamentais no Japão, disputa que substituiu o pré-olímpico, ele não apenas alcançou a vaga para as Olimpíadas de Tóquio, mas obteve o melhor resultado brasileiro em copas do mundo de saltos ornamentais.

O estudante do Cean Kawan Pereira participa da competição de saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos em Tóquio | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Nas Olimpíadas, Kawan participa da modalidade de salto em plataforma de 10 metros – cujas provas preliminares estão marcadas para sexta-feira (6). Com uma rotina de treinos que ocorre de segunda a sábado, o atleta é categórico: “É um sonho realizado. Não importa qual seja o seu sonho: siga. Não deixe ninguém falar que você não consegue”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além da vaga para disputar as Olimpíadas, em 2019, Kawan já havia conquistado a medalha de bronze nos saltos ornamentais ao lado de Isaac Souza na plataforma sincronizada, nos Jogos Panamericanos, em Lima (Peru).

Formando Campeões

Professor da rede pública de ensino do DF e chefe de equipe de saltos ornamentais do Brasil em Tóquio, Ricardo Moreira contou, por telefone, diretamente do Japão, que a expectativa é que Kawan fique entre os 12 primeiros colocados, o que significa um resultado nunca antes conquistado por um brasileiro.

Ricardo, que também é coordenador técnico da seleção brasileira em saltos ornamentais, atua desde 2005 com os jovens talentos das escolas públicas. “Procuramos dar a esses estudantes as condições apropriadas, a estrutura e o treinamento necessário para se desenvolverem”, afirma.

* Com informações da Secretaria de Educação