06/08/2021 às 19:47, atualizado em 06/08/2021 às 21:00

Complexo Cultural da República passa por faxina geral

Lodo é retirado dos espelhos d’água e até rapel é usado na limpeza da fachada da biblioteca. Manutenção fica a cargo das equipes do GDF Presente

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Idealizado por Oscar Niemeyer e um dos monumentos mais recentes da capital, o Complexo Cultural da República passa, esta semana, por uma faxina geral, executada pelas equipes do GDF Presente. O Polo Central Adjacente III, responsável por toda a área do Plano Piloto, trabalha na limpeza e manutenção do espaço.

Subida pelas paredes para garantir a limpeza dos cobogós do Museu da República | Fotos: GDF Presente

Os três espelhos d ‘água localizados entre o Museu da República e a Biblioteca Nacional estão sendo recuperados. O serviço consiste na limpeza dos tanques que estavam tomados por uma grande quantidade de lodo e barro. O próximo passo é a impermeabilização e, em seguida, água limpa e o retorno das carpas que ali habitam. Cada tanque tem capacidade para 400 mil litros.

Já na biblioteca, o trabalho dos operários chamou a atenção de transeuntes. Profissionais de rapel começaram a lavagem do painel de cobogós que compõem a fachada do monumento. O prédio tem cinco andares e a limpeza dura, no mínimo, cinco dias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na opinião da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, um ponto turístico limpo e bem cuidado traz “uma reação positiva do visitante” e atrai novas pessoas. “Cuidar do nosso patrimônio é vital, é essencial. O GDF Presente renova a cidade e mostra para a população que cuidamos de Brasília. Que temos zelo pelos espaços públicos e monumentos”, destaca.

As carpas estarão de volta ao espelho d’água após a impermeabilização, a limpeza e a água nova

De acordo com o coordenador do Polo Central Adjacente III, Alexandro César, o complexo – construído em 2006 – vem recebendo cuidados do programa há cerca de um mês. “Já fizemos o tapa-buracos na via adjacente à S2 [rua paralela ao Eixo Monumental, na Asa Sul], recuperamos meios-fios e temos outras ações a serem feitas aqui na área central ”, explica.

Estacionamento ‘novinho’ no Conic

O Conic, no Setor de Diversões Sul, foi outro local onde as benfeitorias chegaram. O estacionamento do centro comercial, bastante antigo, teve os buracos tapados por trabalhadores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Quatorze toneladas de massa asfáltica foram usadas na ação.

O Detran também passou pelo espaço para uma visita técnica. O órgão fará toda a sinalização horizontal, com a pintura das vagas, e vertical, com a instalação de placas.

“Esse estacionamento estava abandonado e muita gente circula por aqui”, afirma o funcionário de uma empresa de manutenção de ar-condicionado, Neucival Barbosa. “Parabenizo o governo por ter melhorado a entrada e fechado os buracos que não eram poucos”, conclui.

Confira no vídeo outras ações do GDF Presente nesta sexta-feira (6):