06/08/2021 às 08:32, atualizado em 06/08/2021 às 19:25

Curso capacita servidores do GDF em socioeducação

Mais de cem alunos participam das aulas, que seguem até o dia 30 deste mês, pelo modo on-line

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Servidores do Governo do Distrito Federal (DF) assistiram nesta quinta-feira (5), por videoconferência, à aula inaugural do curso Socioeducação como Meio de Responsabilização e Emancipação de Adolescentes, que será realizado totalmente na modalidade a distância, até o dia 30 deste mês.

[Olho texto=”“O acordo internacional estabelecido por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo com a Ucci é uma demonstração do quão importantes são as parcerias globais”” assinatura=”Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A capacitação está sendo ofertada graças a iniciativa do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI), que promoveu a participação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) no Programa de Cooperação Técnica (PCT) da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (Ucci).

O programa dispõe de 125 vagas. Dessas, 118 foram disponibilizadas para servidores do GDF, enquanto 16 foram para reservadas para o estado de São Paulo e 16 para o Rio de Janeiro. Em sua fala na aula inaugural, a chefe do EAI, Renata Zuquim, ressaltou a importância da união de cidades em iniciativas como essa.

“O acordo internacional estabelecido por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo com a Ucci é uma demonstração do quão importantes são as parcerias globais, preconizadas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17 da Agenda 2030, que norteia o trabalho do GDF”, afirmou.

Representando a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Filho, agradeceu aos envolvidos na realização do curso. “Como resultado disso, ressalto a grande procura que tivemos de profissionais interessados na capacitação”, ressaltou.

De acordo com o subsecretário, foram mais de 210 pessoas interessadas, inclusive de diversos estados. “Com certeza isso é fruto da credibilidade das instituições envolvidas na realização do curso e da importância da temática”, comemorou Demontiê Filho.

[Olho texto=”“Estamos firmando uma aliança estratégica em prol do desenvolvimento de nossas cidades. Nosso desejo é que essa capacitação seja uma experiência enriquecedora”” assinatura=”Francisco Mugaburu, subdiretor de Relações Internacionais e Cooperação da Ucci” esquerda_direita_centro=”direita”]

O subdiretor de Relações Internacionais e Cooperação da Ucci, Francisco Mugaburu, concordou. “Estamos firmando uma aliança estratégica em prol do desenvolvimento de nossas cidades. Nosso desejo é que essa capacitação seja uma experiência enriquecedora”, disse.

Por fim, a coordenadora do curso, Cynthia Bisinoto, professora da Universidade de Brasília (UnB), agradeceu a todos os presentes: “Esse curso foi muito aguardado. É a materialização do compromisso de todos nós com o fortalecimento da política pública de socioeducação. É um projeto coletivo, algo muito especial e que nos orgulha”.

O curso

A estrutura curricular do curso está sistematizada em quatro módulos interdisciplinares, que serão desenvolvidos de maneira articulada. Além disso, haverá leituras dirigidas dos materiais didáticos, videoaulas gravadas, fóruns de discussão, exercícios reflexivos e orientações remotas.

Os participantes do curso serão distribuídos em cinco turmas, com média de 25 pessoas cada uma. As turmas serão acompanhadas a distância por um tutor, que terá a função de apoiar e orientar os alunos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A avaliação de cada módulo será realizada por meio de atividades e trabalhos individuais e em grupo. Ao fim do curso, o resultado do processo de avaliação será expresso por menção em um único conceito que represente todas as atividades desenvolvidas nos módulos. O certificado digital de conclusão será emitido pela UnB para os participantes que obtiverem menção igual ou superior à nota média e com 75% de frequência nas aulas.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF