07/08/2021 às 10:34, atualizado em 07/08/2021 às 10:43

Em apenas dois dias de ação, quase 4 mil atendimentos

Programa ‘Sejus Mais Perto do Cidadão’ fecha a semana com maratona de serviços ofertados à população de Samambaia

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Durante dois dias de ação, a 13ª edição do programa Sejus Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), realizou cerca de 4 mil atendimentos de saúde e cidadania em Samambaia. Na quinta-feira (5), foram 2.013 procedimentos, enquanto na sexta a ação contabilizou 1.824. Para essas ações, a Sejus conta com o apoio de órgãos governamentais, do Sistema S (Sesc, Senac, Sebrae), sociedade civil e voluntários.

Consultas e vários serviços de saúde fazem parte do programa | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

[Olho texto=”“Vamos continuar percorrendo todas as cidades para levar esses serviços aos quatro cantos do DF” ” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os serviços mais procurados pela comunidade, o Na Hora registrou 233 acessos para emissão da primeira e da segunda via da Carteira de Identidade e resolução de demandas com Neonergia, Caesb, INSS e Detran, entre outros parceiros.

O programa também ofereceu atendimento médico e consultas com nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e massoterapeutas, além de orientação odontológica, aferição de pressão e glicemia e prevenção ao glaucoma.

“Encerramos mais uma edição do nosso programa com êxito, mostrando para as pessoas que, de fato, estamos aqui para servir o público e atender suas principais demandas”, comemora a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “Vamos continuar percorrendo todas as cidades para levar esses serviços aos quatro cantos do DF.”

Oportunidades

A novidade desta edição foi a oferta de cursos e oficinas de culinária, agente de portaria e recepcionista. Ainda na área de profissionalização, os estudantes tiveram a oportunidade de consultar vagas de estágio.

Atividades também contemplam o público infantil, que se diverte e aprende

Para a criançada, foi montada uma programação específica, por conta da Semana Distrital do Estatuto da Criança e do Adolescente, com muita diversão e orientação às famílias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha – que completa 15 anos neste sábado (7) –, as mulheres tiveram um espaço especial, onde as equipes do programa Pró-Vítima (da Sejus), do Projeto Justiceiras e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam) uniram forças para prestar atendimento jurídico, social e psicológico a esse público.

O programa

O Sejus Mais Perto do Cidadão foi criado em março de 2019 e, em abril do mesmo ano, transformado em uma ação permanente de governo, por meio do Decreto nº 39.774. As 13 edições do programa contabilizam cerca de 80 mil atendimentos. Além de Samambaia, a ação já passou por Planaltina, Candangolândia, Paranoá, Brazlândia, Recanto das Emas, São Sebastião, Riacho Fundo, Sol Nascente/ Pôr do Sol, Itapoã, Ceilândia, Rodoviária do Plano Piloto e Estrutural.

 

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania