09/08/2021 às 17:05, atualizado em 09/08/2021 às 21:09

Intercâmbio de experiências com a Sudeco para desenvolver o DF

Protocolo de Intenções entre Consórcio Brasil Central e Sudeco promoverá agilidade em setores como agropecuária, infraestrutura e meio ambiente

Por Lívio Araújo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Poderemos usufruir da expertise da Sudeco para ajudar os estados” ” assinatura=”Paco Britto, vice-governador” esquerda_direita_centro=”direita”]

Desenvolvimento econômico e social, agropecuária, infraestrutura e logística, industrialização, educação, empreendedorismo, inovação e meio ambiente. Essas oito áreas serão fortalecidas com a assinatura, na manhã desta segunda-feira (9), de um protocolo de intenções entre a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), do qual o Distrito Federal faz parte.

Protocolo de intenções foi assinado por representantes da Sudeco e do Consórcio BrC | Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

O objetivo do protocolo é proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências, além da realização de ações conjuntas de cooperação institucional, em áreas de interesse comum, com foco na promoção do desenvolvimento regional, maior articulação política e fortalecimento da região, conforme entendimentos prévios acertados em reuniões conjuntas.

Secretário executivo do consórcio BrC, o vice-governador Paco Britto comprova a integração entre o consórcio e o governo federal e deposita esperança na agilidade no desenvolvimento de ações em áreas tão importantes. “Poderemos usufruir da expertise da Sudeco para ajudar os estados”, enfatizou.

Trabalho integrado

[Olho texto=”“É uma iniciativa em que poderemos ajudar os estados e trabalhar em conjunto com obras estruturantes” ” assinatura=”Nelson Vieira Fraga Filho, superintendente da Sudeco” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Presidido pelo governador Ibaneis Rocha, o consórcio reúne, além do DF, os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre as unidades federativas para tornar a região ainda mais competitiva.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Com o protocolo de intenções, todos os estados que compõem o BrC podem apresentar propostas de projetos e ações para que a Sudeco inclua, já no orçamento de 2022, recursos federais para a execução de demandas. Por meio de recursos não reembolsáveis, a superintendência vai contribuir com base em propostas voltadas para o desenvolvimento regional.

“Na prática, esse documento nos permite trabalhar em conjunto com projetos estruturantes”, explicou o superintendente da Sudeco, Nelson Vieira Fraga Filho. “É uma iniciativa em que poderemos ajudar os estados e trabalhar em conjunto com obras estruturantes.”