09/08/2021 às 19:17, atualizado em 09/08/2021 às 19:41

Em três quadras do Guará, 30 toneladas de lixo são recolhidas

Equipes do “GDF Presente” trabalharam ainda na manutenção do Parque Vivencial Denner e praças da cidade

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

O GDF Presente desembarcou esta semana no Guará e trabalha em diversas frentes para trazer mais conforto aos moradores. O Parque Vivencial Denner e a pracinha da QI 12, por exemplo, estão mais bonitos. Já receberam ação de reforço na limpeza e pintura de equipamentos. O recolhimento de lixo e inservíveis também foi intensificado: em apenas duas quadras residenciais, cerca de 30 toneladas de entulho foram retiradas.

Entre outros serviços, a praça da QI 12 passou por roçagem do mato alto, manutenção do parquinho e da quadra poliesportiva | Fotos: Divulgação

Localizado no Polo de Modas, o Parque Denner agora pode receber as crianças com mais diversão. Reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), pintaram um circuito infantil na calçada de acesso ao parquinho. O pergolado teve suas folhagens aparadas e a área verde foi toda limpa.

Trabalho intenso das equipes para eliminar duas áreas de transbordo irregulares do Guará I: QEs 9 e 18. “Na QE 56, também recolhemos uma quantidade grande de entulho de obras”, completa o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Luciano Almeida.

No total, foram mais de 30 toneladas de entulhos, galhos de árvores e inservíveis recolhidos pelos caminhões da Administração do Guará em apenas dois dias. As equipes do GDF Presente ajudaram ainda nos trabalho de manutenção da horta comunitária da QE 38.

“Temos buscado conscientizar a população com o programa Guará sem Lixo, que tem o apoio do SLU e da Coordenação Regional de Ensino, com a participação de alguns estudantes”, observa a administradora, Luciane Quintana.

“Todavia, apesar do esforço, ainda tem gente que despeja lixo, restos de obras, nesses locais de transbordo, o que é proibido. Mas agora estamos contando com a colaboração do GDF Presente para eliminarmos esses pontos”, diz. As equipes seguem até a próxima sexta-feira com os serviços naquela região administrativa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um alívio na poeira

O  Polo Central também concentrou as ações na praça da QI 12. O local passou por limpeza geral, roçagem do mato alto e manutenção do parquinho e da quadra poliesportiva. O espaço da criançada teve os alambrados pintados e a areia higienizada.

Além disso, o caminhão-pipa entrou em ação para aliviar a poeira em dois conjuntos da QE 56 do Guará II. “Tanto a administração quanto o polo recebem pedidos da comunidade para aguar algumas vias de terra. Assim que nos acionam, deslocamos o caminhão até o local”, explica o coordenador do polo, Luciano Almeida.