10/08/2021 às 20:40, atualizado em 10/08/2021 às 20:54

Em um dia, mais de 68 toneladas de lixo recolhidas no SIA

Equipes do GDF Presente reforçaram manutenção de estacionamentos próximos à Feira dos Importados e lavaram paradas de ônibus

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Estima-se que 30 mil pessoas passem diariamente nas proximidades da Feira dos Importados, localizada no trecho 7 do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Para melhorar a infraestrutura no local, equipes do GDF Presente trabalharam naquela área nesta segunda-feira (9). Entre os serviços, a recuperação de estacionamentos, recolhimento de lixo e limpeza e desobstrução de bueiros.

A desobstrução de bueiros foi um dos serviços realizados durante a ação, na qual foram utilizados três caminhões e uma pá mecânica | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Pelo menos três caminhões e uma pá mecânica foram disponibilizados para a ação. Apenas no período da manhã, cerca de 10 toneladas de lixo foram retiradas, entre restos de construção, mobiliários inservíveis e alimentos descartados. Para o presidente da Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados do DF (Cooperfim), Damião Leite Soares, é preciso fiscalização.

[Olho texto=”“Esse reforço é essencial para garantir a qualidade dos nossos serviços de manutenção e conservação da cidade”” assinatura=”Luana Machado, administradora do SIA” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Infelizmente, nem todo mundo faz sua parte com relação à limpeza dos locais públicos. Muitas vezes, o sujeito pega a comida e joga no meio da rua ou por cima do alambrado da feira. Essas coisas têm que ser fiscalizadas”, lamenta Soares. “Também tem o caso de pessoas fazerem reforma e não alugarem um container para descartar os entulhos”, completa.

Segundo Damião Soares, a Administração Regional do SIA faz a limpeza do local com regularidade, mas os comerciantes e frequentadores da feira precisam colaborar. “O pessoal tem que se conscientizar também”, convoca o presidente da Cooperfim.

As equipes do GDF Presente também usaram potentes jatos de água de um caminhão-pipa para desobstruir as bocas de lobo e grelhas. As paradas de ônibus próximas à Feira dos Importados também foram lavadas. “Inclusive, é uma ação de prevenção ao coronavírus”, explica o coordenador do Polo Central, Luciano Almeida.

Setor de Inflamáveis

Os serviços de retirada de entulhos também se estenderam ao setor de chácaras Aschaga, localizado atrás do Setor de Inflamáveis, próximo à linha do trem. Lá foram retiradas 20,5 toneladas de lixo, só na parte da manhã de segunda-feira (9). Ao longo de todo o dia foram retiradas quase 58 toneladas de entulho na região.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Até sexta-feira desta semana os serviços de limpeza e zeladoria do GDF Presente, em parceria com a administração, acontecem na cidade. “São serviços que acontecem com frequência nas RAs e ajudam a deixar as cidades mais apresentáveis para a população, sem falar que é uma questão de saúde”, reforça Luciano Almeida, do GDF Presente.

“Esse reforço é essencial para garantir a qualidade dos nossos serviços de manutenção e conservação da cidade”, observa a administradora, Luana Machado. “Agradeço ao GDF Presente pelo apoio de sempre. Trabalhamos muito para dar o melhor para a população”, pontua a gestora.