11/08/2021 às 17:26, atualizado em 11/08/2021 às 17:36

GDF doa equipamentos a instituto social

São dez computadores recondicionados por meio do programa ‘Reciclotech’, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) fará a entrega de dez computadores ao Instituto Sociocultural HDUn (Humanidade Diversificada e Unida). São equipamentos recondicionados pelo programa Reciclotech, voltado à inclusão digital. A solenidade de doação será realizada nesta quinta-feira (12), às 10h, na sede do instituto, em Santa Maria.

O HDun é uma organização sem fins lucrativos que atende a comunidade em situação de vulnerabilidade social. Os jovens têm acesso as atividades culturais, esportivas, tecnológicas e educacionais e as famílias são atendidas com cestas básicas, roupas e calçados, marmitas solidárias e eventos de lazer. Além de promover ações sociais, o instituto também qualifica pessoas para o mercado de trabalho, por meio de cursos gratuitos, ação que contempla cerca de 300 famílias.

Computadores fazem parte do programa de inclusão digital desenvolvido no GDF | Foto: Divulgação/Secti

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Reciclotech, criado para potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos, também promove ações de conscientização sobre o descarte correto desses materiais, ao mesmo tempo em que estimula a democratização do acesso à tecnologia, por meio de recondicionamento e doações de equipamentos.

A meta do programa, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, faz parte do plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente. “Somos a única usina de reciclagem da América Latina, e já foram instalados 78 PEVs [pontos de entrega voluntária] em várias regiões administrativas, realizadas 55 caravanas e arrecadadas, aproximadamente, 57 mil toneladas de lixo eletrônico”, resume.

* Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação