12/08/2021 às 14:41, atualizado em 12/08/2021 às 17:20

Programa faz 10 anos ensinando estudantes sobre o uso da água

Parceria com a Secretaria de Educação, o Adasa na Escola já levou informação sobre o tema a cerca de 220 mil alunos das escolas públicas do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

No programa, os estudantes aprendem que a adoção de alguns hábitos, mesmo que simples, pode ter efeito poderoso | Foto: Mary Leal/ Ascom/SEEDF

Há quem diga que a água é o princípio de todas as coisas: não há vida sem água. Por isso, o uso racional da água pelas futuras gerações tem instigado as escolas a conscientizar os alunos acerca da sua importância. Para esse desafio, há 10 anos, o programa Adasa na Escola, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) em parceria com a Secretaria de Educação do DF, tem aceitado essa tarefa.

Segundo Fabiana Xavier, da Superintendência de Saneamento e Projetos Especiais da Adasa, “o objetivo é sensibilizar e formar Guardiões da Água para que sejam multiplicadores dessa ideia da sustentabilidade da água e o cuidado com o meio ambiente, juntamente com seus professores”, explica.

[Olho texto=”“O aluno é convidado a ser um super-herói, um Guardião da Água contra o mal do desperdício e da poluição”” assinatura=”Fabiana Xavier, da Superintendência de Saneamento e Projetos Especiais da Adasa” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O podcast EducaDF desta semana vai mostrar como o programa atua nas escolas públicas para sensibilizar os estudantes sobre a importância do uso racional dos recursos hídricos. De maneira lúdica, a iniciativa tem incentivado boas práticas de sustentabilidade da água. Confira o episódio nas plataformas de áudio.

Cada gota importa
Por meio de aulas-espetáculo e utilizando a música e produtos audiovisuais, como a recente animação que faz parte da Campanha de Conscientização da Adasa voltada ao público infantil, o programa tem percorrido as escolas públicas e já atendeu cerca de 200 mil estudantes.

“O aluno é convidado a ser um super-herói, um Guardião da Água contra o mal do desperdício e da poluição, enquanto os professores recebem formação sobre sustentabilidade”, diz Fabiana.

Para o pesquisador Airton Lima, a preocupação com a água precisa ser um dever de todos. “A gente bate na mesma tecla, mas muitos ainda não se conscientizaram. Um banho de cinco minutos gasta 45 litros de água, já é muita coisa. Um de 15 minutos, vai gastar 135 litros. Medidas básicas ajudam, como se ensaboar com o chuveiro desligado e escovar os dentes com a torneira desligada também. São medidas simples, mas poderosas”, ensina.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF