13/08/2021 às 14:32, atualizado em 13/08/2021 às 15:48

Café sem Troco, no Paranoá, ganha o primeiro papa-lixo

A meta do GDF é instalar um total de 454 contêineres para atender a população de todas as regiões administrativas até 2022

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Às margens da DF-130, na área rural Café sem Troco, no Paranoá, a população estava acostumada a ver pilhas de lixo jogados a céu aberto. Mas agora o cenário mudou. No local, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) instalou o primeiro papa-lixo da região, um equipamento que vai ajudar a manter a limpeza e dar destinação adequada aos resíduos.

Ao redor do contêiner, foi feito um paisagismo com grama e duas palmeiras, para ajudar a manter preservada a área e evitar que a população faça o descarte do lado de fora. O contêiner semienterrado tem capacidade para receber até 5m³ de resíduos domiciliares de forma segura.

[Olho texto=”O DF conta hoje com 260 papa-lixos. O SLU iniciou em julho a segunda etapa de instalação dos equipamentos. Na primeira, foram 98. Nessa segunda etapa, serão mais 127″ assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Reivindicação antiga da comunidade, o  novo contêiner já agrada os moradores. Empresário há 12 anos na região, José Carlos tem um ponto de venda de churrasco. Ele cansou de ver o lixo jogado na rua. “Isso aqui era nojento. Muita sujeira, juntava muito bicho, dava vergonha. Agora está maravilhoso”, comemora.

Foto: Divulgação SLU

Presidente da Associação de Moradores da região, Leo de Freitas disse que está orientando a população a utilizar o equipamento corretamente.

“Nós tínhamos alguns contêineres, mas muitos ficaram inutilizados com o tempo e outros foram furtados. Com isso, a população jogava o lixo na rua mesmo. Com o papa-lixo, essa situação vai mudar”, declarou o representante comunitário.

A previsão é de que novos equipamentos sejam instalados na comunidade ainda neste ano. Em toda região do Paranoá já são dois papa-lixos em funcionamento. O outro foi instalado no mês de junho, no Núcleo Rural de Sobradinho dos Melos.

Atualmente, há 26 caminhões específicos que fazem a coleta dos resíduos de papa-lixo. Eles são caminhões compactadores com expansor e braço munck para retirar o contêiner semienterrado e coletar o lixo. Os caminhões regulares das coletas convencional e seletiva não recolhem o lixo descartado nos papa-lixos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Distrito Federal conta hoje com 260 papa-lixos. O SLU iniciou em julho a segunda etapa de instalação dos equipamentos. Na primeira, foram colocados 98 papa-lixos pelo DF. Nessa segunda etapa, serão mais 127 equipamentos.

A meta do Governo do Distrito Federal é disponibilizar um total de 454 contêineres para atender a população de todas as regiões administrativas até 2022.

O mapa com as localizações de todos os papa-lixos instalados do DF está disponível no site do SLU: http://www.slu.df.gov.br/papa-lixo/.

* Com informações do SLU