14/08/2021 às 18:47, atualizado em 14/08/2021 às 19:55

Moradores da Vila do Boa comemoram internet gratuita

GDF inaugura projeto ‘Internet para Todos’ em São Sebastião, do programa Wi-Fi Social DF; já são mais de 90 milhões de acessos em todo o DF

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O clima dos moradores da Vila do Boa, em São Sebastião, era de alegria durante evento de inauguração do projeto Internet para Todos do programa Wi-Fi Social DF, na manhã deste sábado (14), na quadra poliesportiva da região. Famílias inteiras foram prestigiar o lançamento da internet gratuita, em mais um ponto fixo da meta de 200 que o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), estipulou.

Moradora há 35 anos na Vila do Boa, Maria Helena da Silva, 52 anos, se intitula “fundadora” do local. Para esta avó de nove netos, a iniciativa do governo foi “maravilhosa”, principalmente, para as crianças que estão em idade escolar. Concordou com ela, Maria Donilda, 61 anos, que mora há cinco anos na vila, com duas crianças de 10 e 13 anos. “Veio em boa hora”, frisou, referindo-se à volta às aulas, neste mês, da rede pública de ensino.

Já Iraci Irene, 46 anos, tem um filho de 22 anos que faz o curso de Administração e precisava da internet para estudar. Com a gratuidade do Wi-Fi Social, revelou, “vai melhorar, não só para minha família, mas para todo mundo. Meus vizinhos também gostaram bastante da novidade”.

O vice-governador Paco Britto reforçou sobre a importância dos jovens se aprimorarem por meio dos cursos de capacitação  | Foto: Vinícius Melo / Agência Brasília

Realizar a inclusão social por meio da inclusão digital da população do DF é um dos objetivos da gestão atual. Segundo o secretário da Secti, Gilvam Máximo, já são mais de 90 milhões de acessos no Wi-Fi Social.

“Quatro mil famílias estão sendo beneficiadas com internet de graça. Só aqui, na Vila do Boa, são 16 mil pessoas beneficiadas. Nosso objetivo é chegar em todas as famílias do DF”, adiantou.

“Como diz o governador Ibaneis Rocha, ‘temos que levar a internet às pessoas que mais precisam’.

Ainda de acordo com o secretário Gilvam, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/DF), o governo está proporcionando cursos de capacitação em 48 áreas, como o de Tecnologia da Informação (TI).

Incansável

Também presente ao evento, o vice-governador Paco Britto reforçou sobre a importância dos jovens se aprimorarem por meio dos cursos de capacitação.

 

“Fizemos doações de computadores e tablets aos jovens que merecem estar conectados e ter acesso à internet gratuita e aos benefícios que a tecnologia de qualidade proporciona. Agradeço, em meu nome e do governador Ibaneis Rocha, o trabalho incansável e decidido de todos administradores”, disse, dirigindo-se ao administrador regional de São Sebastião, Alan Valim.

Valim lembrou das inúmeras obras e benfeitorias realizadas pelo Executivo local na cidade, citando, por exemplo, a regularização fundiária na expansão da Vila do Boa, bem como a instalação do Wi-Fi Social na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Feira Permanente de São Sebastião.

Para a diretora da escola local, Stephane Maria, o Wi-Fi gratuito possibilita o acesso ao conhecimento e à tecnologia à população “que tanto precisa. As crianças ficaram alheias à escola, por falta de tecnologia”. A líder comunitária Alessandra Oliveira lembrou que a região tem um “governador com um olhar muito atento ao social. Graças a Deus, estamos sendo abençoados e agradecidos”.

Cobertor

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Estamos vendo o DF como um todo”, garantiu Paco Britto. “O cobertor é curto, pois temos que atender todas as regionais. Onde dá para atender, o governo faz”, emendou, acrescentando que, por meio de parcerias, sem ônus para o GDF, foi possível oferecer 200 leitos a mais à população, nas unidades acopladas dos hospitais de Ceilândia e Samambaia. “Isso é prova de que o governo tem credibilidade junto ao empresariado”, disse, citando ainda melhorias no saneamento básico e obras em todas as cidades do DF.

Também estiveram presentes ao evento o comandante do 21° Batalhão da Polícia Militar do DF (PMDF), tenente-coronel Maciel, e equipe; líderes comunitários; representantes do SOS – Comunidade Unida Vila do Boa e moradores.